segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ALUNOS DE CAIO PRADO VISITAM FACULDADE CATÓLICA DE QUIXADÁ

Parceria entre a Faculdade Católica Rainha do Sertão, de Quixadá, e a Escola de Ensino Médio Franklin Távora abre espaço para jovens pré-universitários conhecerem de perto a futura vida acadêmica.

FACEBOOK: "QUANTO MAIS VOCÊ USA, MAIS INFELIZ VOCÊ FICA"

A afirmação é de Lino Bocchini, colunista da Revista Carta Capital, e é baseada numa pesquisa realizada pela Escola de Psicologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ACONTECEU, VIROU MEMÓRIA: O EEMBA


Hoje nosso grande mestre Jurandir Sousa inicia um novo quadro dedicado a acontecimentos memoráveis da Escola Franklin Távora: é o "Aconteceu, Virou Memória". E ele resolveu iniciar pelo 1º Encontro dos Estudantes do Maciço de Baturité (EEMBA), realizado em 1999.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CONHEÇA O PLANFLETO DA EQUIPE "TEMPO E MEMÓRIA", NA OLIMPÍADA DE HISTÓRIA


A Equipe Tempo e Memória é uma das três classificadas para a 5ª etapa da Olimpíada de História (5ª ONHB). O panfleto produzido por ela fala do Açude Cedro e da Pedra da Galinha Choca, em Quixadá, uma das paisagens mais belas do Sertão Nordestino. Alex Alan, Laize Maciel e Ana Mayara são os integrantes da equipe.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

UECE RECEBE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2014.1

As inscrições para o vestibular 2014.1 da Universidade Estadual do Ceará foram iniciadas dia 16 e finalizam nesta sexta, dia 29 de setembro. Elas serão realizadas exclusivamente pela internet. Para quem não solicitou isenção, a taxa de inscrição é de R$ 100,00.

TURISMO HISTÓRICO: PANFLETO DA EQUIPE "SABIDOS"

A equipe Sabidos, formada por Cirlânia Rodrigues, Adegildo Junior e Izabelly Dias, produziu um panfleto de divulgação sobre a cidade de Aracati para a 4ª fase da Olimpíada de História. O objetivo tarefa é incentivar o turismo interessado na memória e na história dos lugares do Brasil. Confira!!!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PANFLETO HISTÓRICO DA EQUIPE "NÓS, BRUZUNDANGAS"


Na Olimpíada de História, as equipes classificadas para 4ª fase foram desafiadas a criar um panfleto para divulgação de um local histórico de nosso querido Ceará. Vamos conhecer agora o trabalho da equipe "Nós, Bruzundangas", formada for Gabriela Costa, Adairla Tavares e Juan Rubem; turno manhã.

Turismo Histórico
O local em que recomendamos a visita é...
Açude Cedro


O Açude Quixadá, atual Cedro, foi umas das primeiras grandes obras de combate à secas realizadas pelo Governo Brasileiro. As obras contaram, em grande parte, com o emprego de mão-de-obra dos “flagelados” da seca. Greves e protestos por atraso de pagamento e abusos dos superiores foram constantes durante a obra. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II e teve como finalidade a irrigação e o abastecimento de água, por conta do período de seca que passou nossa região de 1877 á 1879.
     A construção do Cedro deu início ao que os historiadores chamaram de “solução hidráulica”: a crença dos governos estadual e federal de que a construção de açudes resolveria os problemas provocados pela seca. Sabemos hoje que o problema está na falta de adaptação de nossa economia e aplicação de tecnologias para convivência com o semiárido.
     Localizado no município de Quixadá, é uma obra centenária, a primeira construída do tipo no Ceará. Sua capacidade é de 126 milhões de m³ e se posiciona como o 7º maior reservatório de água do estado. Foi tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Na parede, a grade ferro é de origem inglesa. Já o piso foi importado de Portugal. Infelizmente essa “originalidade” está sendo ameaçada pela ação de “vândalos” e pelo descaso do poder público.
     Além de apreciar a beleza de uma formação rochosa construída pela natureza, o visitante poderá apreciar um conjunto arquitetônico construído em grande harmonia com as condições geofísicas da paisagem. Os aspectos naturais e históricos o tornam um espaço de grande exuberância. A Pedra da Galinha Choca, entre as duas paredes centrais, é a imagem mais famosa deste monumento!
     Hoje o Açude do Cedro é um ponto turístico de muito valor e importância para o estado. As pedras da região (monólitos) são um bom local para a prática de diversas atividades tais como voo de asa delta, rapel e trilhas pela caatinga. Já o Açude proporciona banho, pescaria, esportes aquáticos e passeios de canoa.

Os Anfitriões


Se um dia voltarem com mais tempo, não deixem de...
  • Visite o Museu Senzala Negro Liberto, situado no município de Redenção, primeiro do estado a conceder aos escravos a carta de alforria. O museu contém artefatos que remontam a época da escravidão.
  • Conheça a Casa de José de Alencar, a residência foi adquirida por seu pai em 1825 e se encontra num sítio conhecido como Alagadiço Novo – Ceará. José de Alencar foi romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. É motivo de orgulho para nós cearenses, por termos como conterrâneo um homem de tamanha importância para a literatura brasileira.
  • Aprecie a ecletismo presente na arte bizantina e barroca da Igreja Matriz de Baturité, a única encontrada no Brasil com essas características. Em 1824 a igreja foi utilizada como depósito para pólvora e depois para armamentos e munições, durante a Confederação do Equador (1824), que ocorreu na região Nordeste do Brasil.

Conhecendo melhor
Ceará
O estado do Ceará fica na Região Nordeste, possui uma população de 8.448.055 (IBGE, 2010) , com uma área de 146.348 km², contém 184 municípios, sendo Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral, os mais populosos. É atualmente o 12º mais rico do país, 3º mais rico do Nordeste. É conhecido internacionalmente pela beleza de seu litoral, pela “religiosidade popular” e por ser berço de humoristas de renome nacional. Tem como pontos turísticos as praias de Jericoacoara e Canoa Quebrada, o Theatro e a Casa José de Alencar, o Museu da Imagem e do Som do Ceará, o Memorial da Cultura Cearense, a Pinacoteca Floriano Teixeira, o Museu das Secas, a Floresta Nacional do Araripe, Juazeiro do Norte e Canindé, o Parque Nacional de Ubajara, as cidades de Guaramiranga e Pacoti. O Ceará é conhecido também como a "Terra da Luz", por conta de ter muitos dias ensolarados e por ter sido o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão, quatro anos antes da Lei Áurea.

Da redação
24 de setembro de 2013

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Franklin Távora Finaliza Participação na 5ª Olimpíada de História do Brasil

Na manhã de hoje, a comissão organizadora da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) divulgou a lista dos classificados para a Grande Final, que será realizada em Campinas/SP. 

CELULAR NA SALA DE AULA, NÃO!

A Lei não é nova, é de junho de 2008. A Escola Franklin Távora também a obedece e solicita que os aparelhos sejam desligados durante as aulas.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ALUNOS INTENSIFICAM ESTUDOS RUMO AO ENEM


Alunos da Escola de Ensino Médio Franklin Távora estão intensificando as atividades em torno do ENEM. No momento, as turmas de 3º Ano estão acessando e realizando atividades no Geekie Games, um desafio interativo e inovador que tem a missão de preparar estudantes para a prova de um jeito diferente.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

MULTIMEIOS EM AÇÃO


De hoje em diante, a Sala de Multimeios participará ativamente na construção de nosso Blog. É uma notícia fantástica!!! Conheceremos agora um pouco das atividades desenvolvidas pela competente equipe de professores regida pelo Prof. Maurélio Oliveira.

ESCOLA FRANKLIN TÁVORA AGUARDA VISITA AO TRABALHO DOS NÚCLEOS



Discussões, debates, bate-papo, correria, questionários, nervosismo e muitos “deletes” e “tecletes” criaram um clima badalado diante da expectativa da visita de representantes da SEDUC, Crede 08 e Instituto Aliança à Escola entre os dias 23 e 27 de setembro, próxima semana.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

ABERTA INSCRIÇÃO PARA O PROVÃO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

O Núcleo Gestor da Escola Franklin Távora deu início ao processo de inscrição para o segundo PROVÃO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS de 2013. Serão aplicadas avaliações para as disciplinas de biologia, matemática, química e física dos três anos do Ensino Médio.

PROFESSORES PARTICIPAM DE ENCONTRO PEDAGÓGICO

A equipe pedagógica da Escola Franklin Távora participou, na manhã do último sábado, do Encontro Pedagógico dedicado ao mês de setembro. O encontro teve duração de 4 horas e é (normalmente) realizado no primeiro sábado de cada mês.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

TRÊS EQUIPES CLASSIFICADAS PARA A ÚLTIMA FASE ONLINE DA 5ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL

 Das oito equipes participantes da 4ª fase da ONHB (encerrada neste sábado), três estão classificadas para a 5ª e última fase online. São elas:
  • "Nós, Bruzundangas": Adairla Tavares, Gabriela Costa e Juan Rubem (Turma 1º B - Manhã), foto acima.
  • "Sabidos": Cirlania Rodrigues, Adegildo Junior e Izabelly Dias (Turmas 1º A e B - manhã), foto do meio.
  • "Tempo e Memória": Alex Alan, Lais Maciel, Ana Mayara (Turma 1º G - tarde), última foto.

domingo, 15 de setembro de 2013

NOTA DE FALECIMENTO

ALUNOS DA ESCOLA FRANKLIN TÁVORA

O Núcleo Gestor comunica que, em virtude do falecimento do aluno Edilberto (3º B - Manhã), estamos suspendendo as atividades letivas no dia de amanhã (16/09). Nesta ocasião, também transmitimos nossos sentimentos de pesar à família do aluno, pelo ocorrido.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Desfile de 7 de Setembro Repercute nas Redes Sociais


Enquanto o Desfile Cívico de 7 de Setembro de Itapiúna repercute com grande intensidade nas redes sociais, em especial pelo Facebook, o Blog Escola Franklin Távora publica uma série de novas fotografias para destacar a beleza deste que foi o maior e mais belo dos eventos comemorativos da história de Itapiúna.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ITAPIÚNA VIVE O MAIOR EVENTO DA FESTA DA INDEPENDÊNCIA DE TODOS OS TEMPOS


Sucesso de crítica e de público, este foi o resultado de meses de organização, esforço e empenho de todas as escolas públicas (municipais e do Estado) de nossa cidade, com dedicação pessoal de nossa Secretária de Educação, Márcia Farias.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Escola Mobilizada para o Desfile de 7 de Setembro

A Escola Franklin Távora participa ativamente dos preparativos do Desfile de 7 de Setembro, a ser realizado nesta sexta-feira. Confira fotos!

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Professores Participam do Dia Nacional de Paralização

Por todo o Brasil, várias categorias de trabalhadores do setor público e privado participaram do Dia Nacional de Paralisação, ocorrido sexta passada, dia 30 de agosto. Os professores da Escola Franklin Távora também aderiram ao movimento e vários deles se fizeram presentes na manifestação em Fortaleza, convocada pelo Sindicato APEOC.