quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Escola Faklin Távora Participa de Seminário contra Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes

Helena Dasmaceno

Ontem em Baturité foi realizado no auditório do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora o seminário Quem Cala Consente, com o objetivo de lançar a campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A Escola Franklin Távora, a única represente do Itapiúna, esteve representada pelos estudantes Washington Gomes, Erida Jeronimo e Rute Rodrigues, a represente de pais no conselho escolar, Bena Germano, e os professores Ruy Gondim e Jurandir Sousa.
A campanha tem sido promovida em vários centros regionais pelo interior e é uma inciativa da Assembleia Legislativa. A abertura do evento foi realizada pela Deputada Estadual Beth Rose, seguida pela fala de representes de entidades e conselhos de Baturité.
Representantes da Escola Franklin Távora
Após as apresentações, todos assistiram atentos e comovidos ao depoimento de Helena Damasceno, psicóloga e autora de um livro onde relata os abusos sexuais que sofreu de um tio entre os 5 e 19 anos de idade dentro de sua própria casa. Helena chamou a atenção para o abuso intrafamiliar, na maioria das vezes realizado por pessoas de confiança da vitima e da família. Ela nos contou sobre sua experiência, vivida com tristeza, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento. Por muito tempo, deixou de cuidar de si, de tomar banho e vestir roupas limpas. Ao sair de casa, aos 19 anos, praticamente viveu na rua e caiu no alcoolismo, até que as seções de terapia com uma psicóloga lhe ajudaram a ressignificar sua experiência de sofrimento.  Escrever o livro foi o passo fundamental para superar o medo e a humilhação.
Ao fim do encontro, os representes de cada município se reuniram para montar uma comissão que organizará um Plano de Ações Estratégicas de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a ser desenvolvidos a partir de novembro deste. Como Itapiúna esteve representada apenas pela Escola Franklin Távora, foi programada para próxima semana uma reunião com a participação do conselho tutelar, promotoria e as secretaria de educação, saúde e ação social para formar a comissão municipal e montar o PAE.

Prof. Ruy Gondim, 29 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

KARATÊ CRESCE E GANHA ESPAÇO EM ITAPIÚNA

No dia 17 de setembro, a Escola Franklin Távora abriu suas portas para um treinamento de karatê no qual se reuniram diversos professores, entre eles Kleibe e Vânia (professores de educação física). Na ocasião, houve o exame para troca de faixa. Os alunos que participaram deste exame eram na maioria da Escola Franklin Távora. Todos os participantes do teste foram aprovados.
Nesse evento também pudemos contar com a presença dos lutadores de karatê Rayoll e Rafael, ambos faixa preta, e também a presença do mestre Luiz Carlos, que avaliou todos os alunos que participaram do exame. 
Este esporte fica cada vez mais popular em nossa cidade e em nossa escola.

Patrícia Silva
Estudante do 2º ano - turno tarde
Monitora do Laboratório de Informática

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

POLUIÇÃO DO RIO CASTRO É DISCUTIDA EM AUDÊNCIA PÚBLICA

Foi realizada na manhã de hoje na Secretária Municipal de Educação uma audiência pública da Assembleia Legislativa para debater a poluição no Rio Castro. O evento foi conduzido pelos deputados Agostinho Moreira e Sergio Aguiar e pelo Vereador Lauzim, organizador do evento. Representando a Escola Franklin Távora, estiveram presentes os professores Paulo Ângelo, Ruy e Sidclei Gondim. 
Após a fala dos três condutores do evento, a palavra foi passada ao ex-deputado Pedro Uchoa (representante do prefeito Felisberto Clementino) e, em seguida, ao vice-prefeito Atila Medeiros. Ambos afirmaram que a poluição do rio existe, mas ambos culparam a população, por jogar lixo e esgoto no Rio Castro, e os governos estadual e federal, por não financiarem a limpeza do Rio nem a construção de sistema de esgoto tratado. 

Os dois foram questionados pelos professores Sidclei e Ruy Gondim e pelo pré-candidato a prefeito Wauston Cavalcante, que denunciaram o descaso com a limpeza e coleta de lixo na cidade. Os três foram unanimes em afirmar que apesar da falta de recursos e da necessidade de projetos estaduais e federais para garantir um Rio Castro limpo, é responsabilidade da prefeitura de Itapiúna cuidar da limpeza do Rio e da cidade. O Prof. Ruy Gondim apresentou na ocasião a cartilha e o CD do Projeto Preservar para Viver, 3º colocado na competição nacional ThinkQuest Brasil 2010.
O Secretário de Obras e Meio Ambiente de Itapiúna esteve no início do evento, mas retirou-se sem pronunciar uma palavra. Já Pedro Uchoa pediu licença para sair alegando ter um “jogo de baralho” com amigos. Apesar de pressionada, nenhum representante da prefeitura assumiu qualquer compromisso em relação a coleta de lixo e a limpeza Rio Castro, constando o descaso denunciado no site do projeto Preservar paraViver.
Também participaram da Audiência o prefeito de Capistrano Claudio Saraiva, Maria do Carmo da Secretária Municipal de Educação, o promotor público de Itapiúna e representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará e Companhia de gestão de Recursos Hídricos.

Coordenação Laboratório de Informática, 22 de setembro de 2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Particpe do Projeto Franklin Távora, O Filme

Estão abertas as inscrições para o curta-metragem Franklin Távora, O Filme. Os interessados deverão entrar em contato com a produção do filme, falar com Rafael Alves (produtor) ou entrar no site do Portal Jovem de Itapiúna (http://portaljovem.itapiuna.com/). Depois de entrar no site é só ir para a página Contato; lá estarão quatro perguntas: nome, e-mail, assunto e mensagem.
O filme irá retratar a vida dos alunos e seu cotidiano, contará também as dificuldades dos professores na escola e a vida dos alunos fora de sala, na hora do intervalo, na biblioteca, na sala de informática e até no banheiro da Escola. Vai rolar romance, drama, comédia e assuntos polêmicos, como gravidez na adolescência e preconceito.
Agradecemos a sua participação!
Apoio: www.itapiuna.com e Escola Franklin Távora.

Rafael Alves, aluno do 3º doEnsino Médio

terça-feira, 13 de setembro de 2011

RETORNO ÀS AULAS E EXPECTATIVA DA GREVE


Desde quinta-feira passada os professores da Escola Franklin Távora retornaram às aulas. Em cada turno foram realizadas conversas para explicar o andamento da greve e a posição do Governador de não negociar, desrespeitando a educação pública. Também explicamos que estávamos suspendendo a paralização até que a liminar que nos obrigou a retomar o trabalho seja derrubada. Em cada momento, os alunos deram gargalhada ao saberem que o Governador Cid Gomes e a Justiça alegaram que a greve era ilegal porque nós não havíamos comunicado com antecedência aos pais e que a falta de aulas está prejudicando a alimentação dos alunos, pois não podiam comer a merenda escola. Muitos se perguntaram sobre as férias: se não há lanche da escola durante este período então a situação deveria ser de muita fome, alguns disseram.
É certo é que, mesmo com a possibilidade de pararmos novamente, as aulas estão voltando ao normal, inclusive com distribuição da merenda escola. No momento, nos preparamos para a realização da Feira de Ciências, programada para outubro.

Prof. Ruy Gondim, 13 de setembro de 2011

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DA GREVE E RETORNO ÀS AULAS

CARTA ABERTA DOS PROFESSORES DA ESCOLA FRANKLIN TÁVORA À COMUNIDADE DE ITAPIÚNA

Nós, professores da Escola Franklin Távora, após reunião segunda-feira passada decidimos SUSPENDER TEMPORARIAMENTE nossa GREVE, iniciada há quase 30 dias. As aulas foram reiniciadas quinta-feira, dia 08 de setembro.
TRAIÇOEIRAMENTE, o governador Cid Gomes, enquanto dizia fazer acordo, lançou a JUSTIÇA contra nós e a mesma decretou nossa greve ilegal, colocando em risco os professores com contrato temporário. Segundo o Governador, os professores não haviam avisado à comunidade sobre a paralização e os alunos estariam passando necessidade por falta da merenda escola, como se não comessem em casa e estivessem passando fome. TUDO MENTIRA! Enquanto isso, muitas escolas decidiram pela suspenção da greve até que o Sindicato consiga derrubar a decisão da Justiça. Todavia, em muitos locais a greve continua.
Durante a paralisação ouvimos muitos desaforos do Governador, que chegou a dizer que “quem dá aula faz isso por amor, e não pelo salário” e “se quiser ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado”. Mas a pior de todas foi esta: “por mim nem carreira existia para professor”! A gente fica se perguntando: é assim que ele pretende valorizar a educação pública, como tanto falou na campanha eleitoral?
Nosso movimento garantiu algumas vitórias. Conseguimos barrar o Plano pirata de Cid que iria destruir a carreira de professor e construímos um movimento jamais visto nas escolas do Ceará: no interior, mais de 80% das escolas pararam e em Fortaleza esse número passou de 90%!!! Realizamos manifestações com mais de 5 pessoas, com total apoio da sociedade. Somos eternamente gratos pela solidariedade de pais e alunos.
A greve não acabou, apenas está SUSPENSA. E não acabou porque ainda não alcançamos nosso objetivo principal. Se Cid Gomes não garantir nossos direitos, seremos obrigados novamente a parar e seguir lutando pela dignidade de nossa profissão. Que fique bem claro: o que está em jogo não são alguns dias de paralisação na luta por direitos, mas toda a carreira de professor no estado do Ceará, que poderá ficar totalmente desvalorizada e desacreditada.

Se a educação parou, a culpa é do Governador!
Itapiúna-CE, segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Alguns registros de nossa luta:

 
Prof. Ruy Gondim, 12 de setembro de 2011