segunda-feira, 30 de maio de 2011

ENEM 2001: FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

Desde 23 de maio estão abertas as inscrições para o ENEM 2011. As inscrições são realizadas apenas pela internet e vão até o dia 10 de junho próximo. Para se inscrever é necessário ter CPF. Já o RG (Identidade), poderá ser apresentada no dia das provas.
A Escola Franklin Távora está coletando os dados de seus alunos para preencher o formulário e realizar a inscrição. Lembramos que qualquer pessoa, tenha ou não terminado o Ensino Médio, pode fazer a inscrição e participar do ENEM .
Que têm mais de 18 anos e ainda estão cursando o Ensino Médio, poderá usar a nota do ENEM para solicitar o certificado, independente do ano que esteja cursando.
Para realizar sua inscrição, clique na imagem abaixo:

Prof. Ruy Gondim, 30 de maio de 2011

sábado, 21 de maio de 2011

UM VÍDEO QUE MERECE SER ASSISTIDO DE OLHOS E OUVIDOS ARREGALADOS

Professora Amanda Gurgel, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte falando sobre a situação da educação e ridículo salário dos professores.
Esse vídeo resume as principais questões que estão presentes na educação brasileira desde sempre. A professora Amanda Gurgel fez a mais impressionante e verdadeira crítica dessa situação, os deputados e a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, assim como todos os políticos desse país, devem ser sentir muito "constrangidos" pela situação de caos e desrespeito na qual sempre se encontrou e se encontra a educação no Rio Grande do Norte, no Ceará, Na Bahia, no Rio e Janeiro...
É tudo verdade!!!! Assistam e reenviem.


Raul Gondim, professor de história da escola estadual Juvenal Galeno (Fortaleza/CE)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

FORMAÇÃO CIDADÃ PROMOVE A ARTE DE OUVIR

No dia 09 de maio, a turma do 1º Ano C teve sua aula de Formação Cidadão voltada para a arte de ouvir. Organizamos uma discussão do tema e propusemos atividades em que os alunos colocassem no papel a sua concepção sobre a arte de ouvir. Após a realização do trabalho, junto com outros professores da Escola, escolhemos os melhores textos. Confira!
Prof. João Everardo, Diretor de Turma – 1º C


A ARTE DE OUVIR
A coisa mais normal do mundo é você passear por uma rua e ver algumas pessoas com fones nos ouvidos ou com carros que tem caixas de som extremamente altas. Mas e na hora de ouvir um amigo? Na hora de ouvir os problemas de uma pessoa, será que é tão comum assim?
Para nós é bem mais interessante falar, é bem mais útil ter alguém nos ouvindo do que ouvir alguém. Falar pode ser mais interessante, pode ser mais útil, mas com certeza não é mais importante. Se déssemos mais importância ao “ouvir”, falaríamos melhor, agiríamos melhor porque ouvindo o certo, falamos o certo e fazemos o certo.
Muito a falar, muito a ouvir: seguiremos no caminho das palavras ou dos sons?
                                                                         Maria Kelviane F. da Silva

A ARTE DE OUVIR
Nem todos nós temos algum talento ou algum tipo de hobby, mas muitos não percebem que quando você não tem talento pode possuir uma arte, como escutar o que o outro tem a dizer. Você não pode achar isso um nada, mas acredite que é mais eficaz do que falar.
          Quando ouvimos o outro faz bem para a pessoa e ainda para si mesmo. Ouvimos a história de vida das pessoas e podemos levar o exemplo de superação para a vida toda, pois quando escutamos podemos ver que nossa vida não é a pior e o outro pode está passando mais necessidade.
        Não podemos falar nada, mas o que a pessoa quer mesmo, é que escutemos o que ela tem a dizer.
 Iná Inaiara

 A ARTE DE OUVIR
Muitas pessoas pensam que arte é só aquela coisa de pintar, desenhar, etc. Mas elas não sabem que ouvir também é uma arte. Todo mundo deveria ter essa arte, pois quem escuta, na maioria das vezes, se dá bem.
Tem pessoas que odeiam escutar os outros, isso às vezes pode prejudicar. Quando escutamos alguém, ajudamos.
Às vezes ela está precisando conversar com alguém, querendo que alguém a escute e a ajude. Por isso devemos sempre ouvir o que as pessoas nos falam.
 Karine Torres

 A ARTE DE OUVIR
Eu vou falar sobre a arte de ouvir. Ouvir é um dom muito raro, que cada um deve ter. Mesmo se não tivesse, que buscasse, porque cada pessoa merece ser ouvido. Pois então escute mais as pessoas, ouça o que cada um tem para falar, porque tudo que nós escutamos pode ser um aprendizado.
Não pense que você já sabe de tudo, porque pessoas que não escutam não podem ser chamados de sábias. Pois o verdadeiro sábio primeiro espera os outros falarem para depois chegar a sua vez de falar.
 Isabel Regina

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DEBATE SOBRE PROFISSÕES NO 3º B


O professor João Humberto realiza em suas turmas de 3º Ano um trabalho que envolve os alunos e seus sonhos para o futuro, com objetivo de ajudá-los na escolher uma profissão para mudar suas vidas.
Na última semana, João Humberto pediu que fossem montadas equipes para que cada uma convidasse um profissional ou estudante universitário na profissão desejada.
O objetivo era que a turma debatesse com os convidados sobre sua profissão. Foram convidados João Antonio, estudante de psicologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão; Gilda, estudante de fisioterarapia também da Faculdade Católica; e Áquila, estudante de em Química da Feclesc (Quixadá). Os três são ex-alunos de nossa escola.
Cada estudante falou um pouco do seu curso, sobre mercado de trabalho, salário, entre outros assuntos. No debate, os alunos fizeram perguntas. Uma das dúvidas foi acerca do FIES, o programa de financiamento universitário do Governo Federal.
Nesta semana, o projeto terá continuidade. Será realizada uma simulação de “entrevista de emprego”: todos nós da turma participaremos dela e entenderemos melhor os desafios do futuro.
É uma atividade dinâmica e interessante. Esse professor vai longe!!!

Rafael Alves, aluno 3º Ano B 
18 de maio de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ESCOLA REALIZA PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA

Na quinta passada, os alunos do 2º Ano B e 2º Ano C (turno manhã) participaram de uma palestra no pátio da escola sobre “Violência”.
A conselheira tutelar Leila Freitas, o professor de teologia Onésimo Mesquita (de Palmatória) e o diretor Paulo Angelo foram os palestrantes do evento. Os três foram unânimes em denunciar o crescimento da violência em Itapiúna, seja ela a violência sexual, o bullyng, as drogas ou a agressão física.
Segundo Leila, as denúncias mais freqüentes recebidas pelo Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente são de violência sexual contra crianças e que, na maioria dos casos, é díficil separar a vítima do agressor porque este geralmente é um familiar próximo. Ela destacou algumas situações e iniciativas tomadas pelos conselheiros tutelares para combater estes crimes e denunciou a falta de apoio - material e psicólogico - para jovens vítimas de abuso.
Já Onésimo destacou em sua fala que a violência é inerente ao ser humano, mas que o contato com Deus pode suprimir esta tendência à violência. Assim, quanto mais próximo de Deus estiver, mais distante violência estará. Onésimo também falou que o contato com algumas tecnologias - como jogos eletrônicos de luta e guerra - pode refletir no comportamento dos jovens.
Por fim, Paulo Angelo contribui com o debate apontando outro olhar sobre o problema, afirmando que a violência não é inerente a nossa condição humana, mas decorrente do meio social. Assim, a família, a escola, a comunidade e até mesmo a religião são mecanismos importantes para definir o bom ou mau comportamento das pessoas. Deste ponto de vista, Paulo disse acreditar em iniciativas integradas para combater a violência.
O evento foi organizado pela professora Lúcia Rodrigues e contou com a colaboração dos professores Amadeu Cardoso, Silviana e Vicente do Monte.

Prof. Amadeu Cardoso, Profa. Lucia Rodrigues, 16 de maio de 2011

terça-feira, 10 de maio de 2011

AULAS MOVIMENTAM OS LABORATÓRIOS

O Blog divulga fotos de aulas realizadas no Laboratório de Informática e no Laboratório de Ciências entre ontem e hoje.
Ontem à tarde, a turma do 2º Ano D visitou o Laboratório de Informática para desenvolver um projeto de língua portuguesa com Prof. João Pereira. O objetivo do projeto é que as duplas produzem um folhetim (ou outro material digital) falando do amor. O projeto é parte do estudo sobre o Romantismo brasileiro no século XIX. Vejam as fotos:
Hoje pela manhã foi a vez do 9º Ano A e do 2º Ano A. O 9º ano A visitou o Laboratório de Ciências durante a aula de ciências do Prof. Agostinho para assistir a uma demonstração de experiências com soluções químicas. Confira as fotos.
  Já o 2º A veio ao Laboratório de Informática para continuar o projeto desenvolvido pela Profa. Silviana na disciplina de química sobre os perfumes, sua história, tipos e noções básicas para sua produção. Espie os retratos...

Prof. Ruy Gondim, 10 de maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O QUE PASSA NA CABEÇA DOS ADOLESCENTES?

Os adolescentes pensam muitas coisas ao mesmo tempo: é festa, amigos, o que houve hoje etc.
Estamos em um período de passagem da adolescência para a fase adulta.
Nesse caminho há muitas derrotas, vitórias conquistas. Aprendemos a valorizar o que há de realmente bom na vida.
Quando fazemos alguma ‘burrada’ que sabemos que não devemos cometer, às vezes só queremos chamar a atenção.
Às vezes os adultos nos impõem muitas responsabilidades só pelo fato de estarmos mais velhos. Outras vezes não eles têm confiança suficiente porque somos muito jovens.
A adolescência é um paradoxo, temos muitas contradições, às vezes não sabemos o que fazer, que decisão tomar. Necessitamos de apoio e, acima de tudo, compreensão. Estamos definindo quem somos e o que queremos ser.
Eu sou Eloina e ainda não sei direito quem sou nem o que quero ser. Mas de uma coisa tenho certeza: estou em busca da felicidade. Pode parecer piegas, mas é isso mesmo! Aprendo com meus erros e assim sigo em frente.

Eloína Oliveira, 3º Ano C

terça-feira, 3 de maio de 2011

EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E ARTE NO 3º ANO 'A'

Durante o mês de março, a turma do 3º Ano A (turno manhã) desenvolveu uma atividade proposta pela Profa. Auricelia Crisóstomo: usar a criatividade e a arte para falar das relações sociais no Sistema Escravista  no tempo do Brasil Colônia e, ao mesmo tempo, tratar do preconceito atual contra os negros.
Para Profa. Auricélia "100% da turma participou. Todos fizeram um ótimo trabalho. Foram trabalhos criativos, divertidos, prenderam a atenção de todos, além de terem abordado muito bem os conteúdos". As equipes usaram teatro, programas de rádio e jornalismo, além de literatura de cordel para apresentarem seus trabalhos.
Auricélia estímula com frequência a criatividade artística em suas aulas.


Prof. Ruy Gondim, 03 de abril de 2011