sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pro-Jovem Urbano da Escola Franklin Távora Cria seu Blog

Com o intituito de divulga o Blog de nossos colegas do Pro-Jovem Urbano deixamos abaixo um link para que possam ver informações e fotos dos eventos e atividades desenvolvidas.

Para acessar
clique aqui.

VEJA O PODIUM DO FT APRENDIZ - 2º EDIÇÃO

O FT - Aprendiz é organizado pela professora de Química Aurenir Justo com as turmas da noite.


Prof. Ruy Gondim

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Caio Prado Realiza IIIº Feira de Ciências, Artes e Tecnologias

A IIIº FEICIART da escola anexo de Caio Prado aconteceu no dia 10/11/10 e foi um sucesso! Os alunos protagonizaram verdadeiros shows em suas apresentações. Os trabalhos mostrados tratavam de diversos temas.
A apresentação dos trabalhos teve inico as 13:00h com um desfile de encher os olhos. Um desfile que retratou um pouco do passado, seus personagens e suas figuras, bem como suas tradições e preconceitos. Foi motivo de aplausos, que marcou positivamente a abertura da FEICIART de Caio Prado. A feira se estendeu até as 17:00h.


Prof. KJM - LEI - Caio Prado

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alunos do e-Jovem Participam de Encontro sobre Inclusão Digital em Maracanaú

Na sexta-feira, dia 19, 15 alunos do e-Jovem partiram rumo a Maracanaú para participarem do penúltimo dia do Encontro COMSOLID (Comunidade Maracanauense de Software Livre e Inclusão Digital). O encontro ocorreu entre os dias 17 e 20 de novembro.
Pela manhã, a turma assistiu a uma palestra sobre software livre com os técnicos em informática da empresa Open-CE, Lucas Filho e Cristiano, e em seguida a um mini-curso sobre redes de computadores.
Pela tarde, participaram de mini-curso sobre programação de sistema operacional e, por fim, a uma segunda palestra com Lucas Filho e Cristiano sobre o Big Linux, umas das versãões brasileiras do Linux.
Para maiores informações acesse: COMSOLID e Open-CE.
Prof. Ruy Gondim

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FRANKLIN TÁVORA PARTICIPA DAS PROVAS DO SPAECE 2010

Foram iniciadas ontem as provas do SPAECE 2010 - o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. As provas são aplicadas desde de 1992, quando de sua criação pela Secretária de Educação Básica do Estado Ceará.
No governo Cid Gomes, o programa recebeu nova atenção. Hoje as provas são aplicadas para quase todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, não mais por amostragem. A grande novidade para os alunos é, desde 2008, a promessa de um computador para cada estudante que tirar nota igual ou superior a média (60%). Agora ao invés da pressa para entregar a prova o mais rapidamente vemos é a pressa para responder corretamente todas as questões sem extrapolar o tempo de prova.
Dois alunos de nossa escola conquistaram um computador pelo SPAECE: Samara Pereira em 2009 e Francisco Távares em 2010. Ainda é muito pouco e por isso esperamos que muitos mais possam ser permiados com um computador zerinho.
Ontem as provas foram aplicadas para o 1º ano, hoje para o 2º, amanhã para o 3º e segunda para o 9º ano.


 Prof. Ruy Gondim, 17 de novembro de 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

3º ANO "B" ORGANIZA DEBATE SOBRE TEMAS POLÊMICOS

Na manhã de hoje, a turma do 3º Ano B (Ensino Médio) organizou um debate sobre três temas amargos e controversos. A primeira equipe apresentou argumentos contra e à favor da teoria da evolução (ou evolucionismo, que defende que os seres vivos evoluíram e continuam evouluindo através de seleção natural e mutações) e a teoria da criação (ou criacionismo, que defende que universo e todas as criaturas que nele habitam foram criados por Deus). A segunda equipe pois em pauta o aborto, apresentando argumentos favoráveis e contrários à descriminalização. Já a última tratou da controvérsia acerca da educação sexual nas escolas para crianças a partir dos 7 anos.
A iniciativa desta aula fantástica foi do professor João Humberto, educador em língua portuguesa. A fotos aqui exibidas são da primeira equipe, formada por Patrícia, Neto, Gracinha, Renata, Sávio e Ednir.

Prof. Ruy Gondim, 10 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

GOVERNO DO ESTADO PREMIA ALUNO COM COMPUTADOR POR BOM RESULTADO NO SPAECE

Hoje, às 8:00h, representantes da CREDE 08 estiveram presentes na Escola Franklin Távora para a entrega de um computador para o ex-aluno Francisco Távares. O prêmio se deve ao  resultado alcançado por ele na prova do SPAECE do ano passado, quando era aluno do 3º ano do Enino Médio.
Falaram para uma platéia esprimida e atenta os professores Jurandir e João Pereira, o diretor Paulo Angelo, o secretário de educação municipal Elicio, a coordenadora da CREDE Lucia Toores e, claro, o premiado: Francisco Távares. Todos destacaram a importância dos estudos e da força de vontade como meio para alcançarmos nossos sonhos.
Também este ano o Gonverno do Estado promete premiar com computadores qualquer aluno que alcançe a média na prova do SPAECE. Em 2009 Samara Pereira recebeu seu computador novinho em folha. Para o próximo ano nossa expectativa é que muito mais alunos ganhem esse prêmio  ajudando, assim, a melhorar os índices de avaliação da escola.

Prof. Ruy Gondim, 09 de novembro de 2010

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ENEM 2010: Provas e Gabaritos

Os alunos que participaram neste fim de semana da prova do Enem 2010 podem conferir as provas e gabaritos. Ainda é incerto o resultado sob a validade ou não desta prova do ENEM.
Para ver o gabarito e outras informações sobre o ENEM,

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FEIRA DE CIÊNCIAS ATRAI MULTIDÃO PARA A ESCOLA FRANKLIN TÁVORA

Dia 29 de outubro, quinta-feira, aproximadamente 100 equipes - tratando de diversos temas - marcaram presença na XVII FEICIART. A apresentação de trabalhos teve início às 8:00h e se estendeu até às 17:00h. Chamou a atenção a maior preparação dos alunos participantes para apresentarem seus trabalhos.
A noite o evento foi encerrado com apresentações de dança e música e o desfile da mais bela mis da escola.




















Prof. Ruy Gondim, 03 de novembro de 2010