terça-feira, 24 de agosto de 2010

MERENDA ESCOLAR CRIA NOVOS HÁBITOS NA ESCOLA

Iniciamos o 2º semestre com uma novidade: a merenda escolar, que depois de muitos anos volta para as escola de Ensino Médio. Desde de 2000/2001 a merenda vinha sendo distribuida apenas para os alunos do Ensino Fundamental.
Mas essa novidade tem nome, e se chama FUNDEB (Fundo Nacional da Educação Básica), criado pelo governo Lula para financiar os Ensino Fundamental e Médios princpalmente nas regiões mais pobres.
A novidade agora é o lanche nos intervalos. E ué? Esse povo não comia? Pois,comia, mas não todos, e muitos por falta de dinheiro. Agora democratizamos o acesso ao lanche do intervalo.
Vejam algumas fotos:
O que dizem os alunos?
Rafael (turno da noite): “mudou tudo, muito mesmo. A noite as pessoas se maldiziam da fome e agora dá pra estudar até meia noite! Alguns trabalham e não tinham como comer antes de vir pra escola e agora podem comer aqui”.
Jaime (turno): “Com a merenda ficou melhor. Por enquanto está boa. Só tenho medo que um dia a merendeira erre o ponto".
Marcelo, do turno da manhã, afirma que alguns não gostam da merenda porque é diferente: sem salgados, frituras e refrigerantes. O cardápio é formado por biscoito salgado, suco natural, vitaminas, frutas e saladas. Muitos tem reclamado do pouco açúcar no suco. Sandra, uma das merendeiras, explica que isso faz parte da receita indicada por uma nutricionista, com pouco açucar, o que deixa o suco mais saudável.
Prof. Ruy Gondim

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dia do Estudante em Caio Prado



“Estudar é como conhecer mundos diferentes.
Tempo de novidade a cada dia.
Tempo de alegria a cada hora.
Tempo de se preparar para a vida...”

O dia do estudante, além de ser um momento de lazer e descontração é também analisado pelos alunos do 1º ano H (anexo Caio Prado) como sendo tempo ideal de reflexão e compreensão do dia comemorado. Logo, a aula com a professora- diretora de turma Mirelle Freitas foi cenário de debates e diálogos entre os membros da turma, que produziram cartazes e mensagens buscando assim identificar o real significado desta data. As apresentações foram ricas em detalhes, e as opiniões sobre o tema homogêneas.

É bom estudar por que...
“É necessário sempre acreditar que o sonho é possível, que o céu é o limite, e que em você tudo é imbatível”. (Weslley)
“Estudar é um ato de prazer”. (Rafael)
“Educação é tudo”. (Egerlane)
“É importante para que a gente possa conseguir um bom emprego”. (Lissandra)
“A gente pode ter melhores oportunidades na vida. Se formar, crescer”. (Lucas)
Professora Mirelle Freitas - História

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Professor Amadeu Utiliza a Internet em suas Aulas de História

Hoje, a turma do 1º ano E (Ensino Médio, turno da tarde) visitou o Laboratório de Informática para uma aula de história utilziando a internet. Os alunos acessaram uma animação interativa (na qual é possível resolver questões) chamada A Era Feudal. A animação trata do Feudalismo, sistema político, social, econômico e cultural  que existiu na Europa durante os séculos XI e XIV.
A utilização deste recurso é resultado do planejamento conjunto entre professores e o Laboratório de Informática, que vem ocorrendo desde o 2º bimestre deste ano.
Se você está curioso para ver a animação clique aqui.
Prof. Ruy Gondim, 13 de agosto de 2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fotos do Dia do Estudante...

Ontem, na comemoração do dia do estudante, tivemos música, dança, campeonato de futsal e a intensa participação de nosso alunos. Veja algumas fotos.

Prof. Ruy Gondim, 12 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dia 11 de Agosto: Escola Franklin Távora comemora o Dia do Estudante


Amanha é comemorado em todo o Brasil o Dia do Estudante. 
A exemplo do ano passado, o Grêmio está ativamente envolvido na programação. Na escola, haverá competições esportivas, música, dança e, claro, a intensa participação de nossos alunos.
O momento é importante para destacarmos o valor do estudante enquanto ser ativo em nosso sociedade, mas também para destacar todos os problemas da educação, incluindo o grande desinteresse que reina na escola e em sala de aula.

Apesar de todos os problemas, desejamos um gigantesco parabéns!!!

PS: O Dia do Estudante é comemorado desde de 1927, pelos 100 anos de criação do primeiro curso de direito no Brasil por D. Pedro I. 

Prof. Ruy Gondim, 10 de agosto de 2010

Professores realizam encontro com representantes do Sindicato APEOC

Durante o último Encontro Pedagógico (dia 07 de agosto), Fábio Lopes e Anízio Melo, representantes da APEOC - sindicato dos professores e servidores em educação do Ceará - estiveram presentes em nossa escola para uma conversa com sobre a implantação da Lei do Piso e a readequação do Plano de Cargos e Carreiracas dos professores da rede estadual de ensino.
A Lei do Piso, aprovada em 2008, estabelece que a partir de janeiro de 2009 todos os professores NÃO poderão ganhar salário menor que o piso nacional, que hoje é de R$ 1.024,67. Os educadores tentam agora fazer valer a Lei, já que muitos governadores e prefeitos têm literalmente "enrolado" para não pagar um salário decente aos professores.
Já o Plano de Cargos e Carreiras, determina salários maiores para quem tem mais estudo e formação.
A Lei do Piso é uma conquista histórica, mas o salário pago aos professores ainda é muito baixo para uma profissão tão fundamental para o desenvolvimento do país.
Por isso, estamos na luta para fazer valer nossos direitos.

Prof. Ruy Gondim, 10 de agosto de 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TURMAS DO 3º DA TARDE MOSTRAM PEÇA SOBRE CAPITU, DO LIVRO DOM CASMURRO


   Com iniciativa do Prof. João Pereira, de língua portuguesa. As turmas do 3º C e 3º D apresentaram cada uma das turmas peça sobre a persanagem Capitu, do famoso livro de Machado de Assis, Dom Casmurro. A iniciativa partiu após as turmas assistem a mini-série da Rede Globo Capitu, exigibida em sala de aula.
   A confluência foi a apresentação de uma peça: enquanto o 3º C preferiu reinterpretar cenas da mini-série  3º D criou um julgamento de Capitu, que tanto o livro como a mini-série mantém como mistério.
   Vejas as fotos:

    Fotos do julgamento:

Apenas agora pudemos mostrar esta grande realização educativa e cultural de nossos alunos. As peças foram encenadas no fim de junho, antes das férias.

Prof. Ruy Gondim, 04 de agosto de 2010

terça-feira, 3 de agosto de 2010

DE VOLTA ÀS AULAS EM AGOSTO

Hoje, após 30 dias de férias merecidas, professores e alunos retornam à Escola para mais um semestre de trabalho. Para comemorar o retorno, o Grêmio Estudantil organiza hoje no intervalo da manhã, tarde e noite jogos e música para dar as boas vindas. Ping-png, totó e música estarão presentes no evento. Aproveite a ocasião e visite nossa escola.

Prof. Ruy Gondim, 03 de agosto de 2010

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Veja o que a Estação Digital Preparou para você em AGOSTO

Veja o que a Estação Digital Preparou para você em AGOSTO