segunda-feira, 29 de março de 2010

EX-ALUNA DO FRANKLIN TÁVORA É PREMIADA COM COMPUTADOR

Samara Pereira, ex-aluna da Escola, estudante de enfermagem com bolsa integral do Pro-Uni na Faculdade Católica de Quixadá, recebeu sexta-feira passada em Baturité um computador zerado da Secretária de Educação do Estado do Ceará. O evento de entrega ocorreu na Crede 08, em Baturité, às 19:00.
Samara foi a terceira colocada no Ceará na prova de matemática do SPAECE de 2008, quando estava concluindo o Ensino Médio. Ela recebeu um computador de mesa da marca Positivo, e não um um notebook, como havia sido anunciado aqui.
Samara é um exemplo para os nossos estudantes. Parabéns!!!

Prof. Ruy Gondim

terça-feira, 23 de março de 2010

Laboratório de Ciências a Pleno Vapor


Desde do início das aulas deste ano, o Laboratório de Ciências tem recebido muitos visitantes. Várias aulas das turmas do Ensino Médio estão agendadas e muitas outras já aconteceram. A primeira disciplina contemplada foi química.
De acordo com Prof. Vicente (foto acima), quase todas as turmas já tiveram uma aula prática. Já física tem tido problemas. O 1º ano, com o Primeiro Aprender, não possui conteúdos adequados para uma aula no Laboratório. Já o 2º ano sofreu com a falta de alguns recursos. Para as próximas semanas, estão agendas as aulas de física do 3º ano e as aulas de biologia de todas as turmas do Ensino Médio.
Atualmente o Laboratório de Ciências, que em breve receberá novos equipamentos e produtos de uso nas aulas no valor de R$ 5.000,00, é coordenado pelos professores Vicente, Cleiton Aquino e Aurenir.

Prof. Ruy Gondim, 23 de março de 2010.


segunda-feira, 22 de março de 2010

ABERTA INSCRIÇÃO PARA CURSO DE INFORMÁTICA PARA ALUNOS DA ESCOLA

O Laboratório de Informática abre inscrição para curso básico de infomática, com duração de 4 a 5 semanas, num total de 20 h/a, com certificado.

Serão formadas duas turmas, com no mínimo 10 alunos e no máximo 22.

As inscrições começam hoje (22 de março) e vão até sexta (26 de março).

A turma da manhã terá aulas nas terças e quartas-ferias, começando às 8:00h e terminando às 10:30h.

A turma da tarde terá aulas nas segundas e quintas-feiras, começando às 13:00 e terminado às 15:30h.

O curso é gratuito. Avisamos que quem se inscrever e desistir sem apresentar nenhuma justificativa não poderá participar de nenhum curso do Laboratório de Informática durante este ano.
Obs: Foto meramente ilustrativa.


Prof. Ruy Gondim, 22 de março de 2010.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Aluna do Franklin Távora Ganha NOTEBOOK

Hoje, será uma grande dia para Samara Pereira, ex-aluna de nossa escola. Ela receberá da Secretaria de Educação do Ceará um computador notebook zero. O evento será realizado às 18:30h na praça ao lado da Igreja Matriz de Baturité e contará com a presença do núcleo gestor de todas as escolas estaduais do Maciço (entre eles os professores Paulo Angelo, Ivanildo, Sidclei e Claudia Valesca). Na ocasião 17 alunos, do Ensino Médio, receberam o prêmio.

Em 2008, Samara nos deu uma grande alegria: ela foi a 3º colocada na prova de matemática do SPAECE (realizado nas escolas públicas do Ceará) entre todos os alunos do estado. Apenas dois alunos da Escola Militar de Fortaleza tiraram notas melhores que ela. Na outra outra prova, a de português, Samara também conquistou uma boa nota.

Desde a divulgação dos resultados do SPAECE de 2008, o Governo do Estado prometeu premiar com um notebook todos os alunos que, no mínimo, tirarem média nas provas. E é por essa razão que Samara receberá esse prêmio: por ter alcançado notas acima da média. (A média corresponde mais ou menos entre 55% e 58% da prova).

No SPAECE de 2009 muitos alunos do Franklin Távora abraçaram o desafio e tentara
m realizar uma boa prova. Os resultados ainda serão divulgados e em breve saberos que de nossos alunos receberá um notebook.
O exemplo de Samara serve para tods os nossos alunos e alunas. Com o SPAECE um notebo
ok está ao alcance de todos, basta estudo e dedicação.
PS: O que é o SPAECE? É o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Ceará, uma prova aplicada uma vez por ano para avaliar o nível de aprendizagem em matemática e língua portuguesa nas escolas públicas do estado.


Prof. Ruy Gondim, 11 de março de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

Comemorado o Dia Internacional da Mulher




"O Dia Internacional da Mulher, celebrado em a 8 de Março tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adotada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas delas ainda estão sujeitas em todo o mundo.

Infelizmente, desde então, a data também tem sido utilizada para fins meramente comerciais, perdendo seu parte de significado original." (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher/)

Assim, no mundo inteiro, a data não é deve ser importante porque é um dia especial para as mulheres receberem presentes e comprarem mas sim pelas conquistas que ela realizaram e ainda estão por realizar. Acima de tudo, a data é um momento especial para denunciarmos o preconceito, a violência contra a mulher e o machisto.

Veja abaixo fotos da comemoração da data na Escola Franklin Távora.

sexta-feira, 5 de março de 2010