quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PROFISSÃO HISTORIADOR

O que é ser historiador?

Historiadores são profissionais que reúnem documentos e dados, situam os fatos em seu contexto, reconstroem, interpretam e analisam o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, idéias e costumes - que abrangem todos os aspectos da História.

Quais as características necessárias para ser historiador?

É preciso ter interesse em leitura, boa memória, boa redação, ser organizado, capacidade de análise e reflexão, além de interesse pelas questões sociais.

Características desejáveis:

  • boa memória
  • capacidade de organização
  • capacidade de síntese
  • curiosidade
  • espírito de investigação
  • facilidade de expressão
  • gosto pela pesquisa e pelos estudos
  • gosto pelo debate
  • habilidade para escrever
  • interesse pela leitura
  • raciocínio lógico desenvolvido
  • senso crítico

Qual a formação necessária para ser historiador?

Para exercer o magistério no ensino fundamental e médio, é preciso ter bacharelado e licenciatura em história. Para o ensino universitário, a licenciatura não é necessária, mas quase sempre é preciso ter o grau de mestre ou doutor. Há programas de mestrado e doutorado em história que constituem excelente qualificação para prestadores de serviços de consultoria na área de produção cultural em geral.

Principais atividades de um historiador

Além de atuarem como professores do ensino fundamental, médio e superior, historiadores atuam na área de pesquisa e consultoria, dedicando-se a:
  • levantar e analisar a bibliografia sobre o assunto em pauta;
  • analisar e interpretar documentos originais como cartas, telegramas, diários, jornais, fotografias, gravações, objetos, arquivos;
  • fazer o levantamento e organização de acervos;
  • fazer entrevistas e organizar informações;
  • escrever e publicar teses, artigos, livros, revistas e catálogos;
  • elaborar projetos e levantar recursos;
  • organizar exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos, empresas privadas;
  • organizar seminários e ciclos de debates;
  • assessorar empresas de turismo na elaboração de roteiros de viagens;
  • assessorar escritores, roteiristas e autores de produções culturais na criação de seus projetos;
  • atuar como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens, orientar figurino, decoração de interiores, e cenários externos de acordo com o estilo da época em que se desenvolve a trama.

Áreas de atuação e especialidade

  • Ensino: lecionar no ensino fundamental, médio e superior.
  • Consultoria: levantar e organizar informações para publicações, exposições e eventos em empresas, museus, editoras, produtoras de vídeo e CD-ROM ou emissoras de TV. Dar palestras e seminários.
  • Pesquisa: investigar e analisar fatos históricos, consultando as mais diversas fontes (bibliotecas, entidades, pessoas etc.). Publicar teses (pela universidade) ou livros, quando o tema é de interesse geral.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para historiadores é um pouco restrito nos setores público e privado. Prefeituras e municípios têm feito concursos para o ensino fundamental e médio. A abertura de vagas e concursos depende da aposentadoria dos professores em exercício e de autorização do MEC. Porém, o aumento do número de universidades particulares e cursinhos pré-vestibulares gerou crescimento da demanda por professores de História. Há um crescimento do mercado também na área das atividades de pesquisa e consultoria para produções culturais. Nos centros de pesquisa histórica o mercado é estável.

Curiosidades

A profissão de historiador é antiga, já que, por natureza, o homem sempre procurou desvendar os mistérios do passado. No final do século XIX, os estudiosos classificavam a história como os fatos que eram localizados em tempo e em espaço, ou seja, apenas privilegiava os grandes acontecimentos e as personalidades notórias.
Mas essa visão vem mudando, e o campo que a matéria abrange vem aumentando, incluindo os fatos cotidianos, estudando as relações interpessoais, os conflitos regionais, religiosos, ou seja, analisando a sociedade sobre o ponto de vista econômico, político, étnico, cultural, popular e etc.
Com isso, o historiador passa a compreender a fundo as razões, as explicações dos fatos e, assim, pode também propor soluções, uma vez que está engajado com a problemática social.

Fonte: Redação Brasil Profissões

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SPAECE: UM DESAFIO DE TODOS

Democratizar a gestão faz parte da história do FT. Com o Spaece - Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica no Ceará - não é diferente. De posse dos resultados alcançados pela escola no ano de 2008, o Núcleo Gestor, na pessoa do Diretor-Geral, Prof. Paulo Angelo, vem divulgando as condições do FT no último Spaece. Após a apresentação e debate dos números com os professores, o Diretor iniciou uma maratona de palestras com os alunos para discutir, com eles, a situação do processo de ensinoaprendizagem do Franklin Távora, segundo o Spaece 2008.


"O objetivo é chamar o aluno à corresponsabilidade. Os educandos precisam saber que são também importantes para o sucesso de toda a política pedagógica da Escola e do professor. De nada adiantará uma escola bem estruturada, com excelentes educadores etc se não houver um "retorno" do aluno, um esforço pessoal dele em aprender." Afirmou o professor Paulo Angelo em entrevista ao nosso blog.

A exposição dos resultados da Escola no último Spaece faz parte desse esforço em favor da melhoria da qualidade do ensino ofertado no FT.

VOCÊ APRENDE...

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhar adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficarexposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se levam anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa. Por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas. Pode ser a última vez que as vejamos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens: poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que, com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Wiliam Shakespeare

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Valorização do Professor

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AVISO: PROVA DE SELEÇÃO PARA MONITORES

Todos os inscritos para a monitoria do laboratório e para as oficinas de informática devem comparecer ao laboratório na segunda-feirra, dia 21 de setembro, nos seguintes horários:
Manhã: 08:00 hs
Tarde: 14:00 hs
Noite: 19:00 hs

Prof. Cood. Ruy Gondim

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A LEITURA LITERÁRIA

“A narrativa, que durante tanto tempo floresceu num meio artesão – no campo,
no mar e na cidade –, é ela própria, num certo sentido, uma forma artesanal de
comunicação. Ela mergulha a coisa na vida do narrador para em seguida retira-la
dele. Assim se imprime na narrativa a marca do narrador, como a mão do
oleiro na argila do vaso.”
(Walter Benjamim – O Narrador)
“Era uma vez uma linda princesa...”
Assim começava a saga da linda princesa que almejava a felicidade junto á seu príncipe encantado. Mas as coisas mudam... as histórias também. Hoje em dia a princesa não espera mais na torre, não espera mais pelo beijo do príncipe, ela simplesmente tomou vez e vai em busca de seus sonhos, hoje a princesa luta, arrota na cara do príncipe e até engravida. A transformação só começa...
“Lá na mata vivia...”
E lá se vinham muitas histórias de bode, de onça e milhares de histórias de macacos espertos. Muitas vezes os bichinhos nos ajudavam com lindas morais em seus desfechos. Hoje os macacos deram lugares a animais com e-mail, com celular e muitos outros que evoluem juntamente com a tecnologia...
Todo mundo gosta de ouvir histórias, de contar e até de recontar. Quem não faz isso com as piadas? (E as piadas não passam de histórias bem humoradas). Mas as pessoas pararam de contar histórias... os olhos pararam de brilhar frente a vovó que sentava numa pedra para nos deliciar com seus contos.
Muitos sacis foram esquecidos nas matas, muitas princesas ficaram em seus reinos tão distantes, muitos forasteiros deixaram de viajar. Mas o abandono foi verbal, porque na escrita, a contação começou mais forte do que nunca. Com os livros as histórias se multiplicaram. Os enredos, os personagens e os títulos se tornaram os mais variados. Os tipos de leitura e de contação foram se transformando e se tornando muito mais importante, muitas delas sem deixar de lado a sua origem verbal - como fez o saudoso e exímio contador de causos Moreira Campos – que traduzem não só a cultura como a essência de um povo. Aos poucos a escrita foi tomando características específicas e sendo nomeada. A escrita literária é a mais importante dentre elas.
Mas a escrita literária se tornou tão importante que se fixou muito aos livros que a origem de toda a criação de histórias foi praticamente posta de lado. Para tanto muitas pessoas buscam reativar essa atividade verbal traçando um paralelo com a leitura escrita. Em Itapiúna está de parabéns o Projeto Recontando Histórias da E. E. F. M. Franklin Távora, que de uma maneira criativa busca incentivar os alunos a leitura literária por meio da contação de histórias.
“O contador de histórias cria imagens no ar materializando o verbo e transformando-se ele próprio nessa matéria que é a palavra”( Cléo Busatto)
Os contadores de histórias são os próprios alunos, alguns nem alunos são mais.
“O contador de histórias, como um mágico, faz aparecer o inexistente, e nos convence que aquilo existe” (Cléo Busatto)

O público, nossos futuros leitores literários. A coordenação do projeto não devia ser por outros senão pela biblioteca do colégio.
O projeto visa alcançar um número maior de leitores, para tanto usam muitos livros ditos Literários, e muito, a contação do enredo em si, se fixando aos fatos. Vale lembrar que o projeto visa oferecer um breve resumo, uma breve contação da história do livro, o que não compete ao contador a discussão de traços que o caracterize como literário. A intenção é pôr o gostinho do livro para que o ouvinte da história busque o livro para deliciá-lo por completo, até porque também, a mensagem e toda a ação do livro quem deve provocar no leitor é o autor e não o contador.
‘O contador de histórias nos fazem sonhar porque ele consegue parar o tempo, nos apresentando um outro tempo”(Cléo Busatto)
Há quem diga que essa atividade não se caracterize como contação de história e que não seja viável trabalhar isso nas escolas. Eu por outro lado discordo, pois participei do projeto por mais de três anos e pude acompanhar de perto os bons resultados do projeto. O Contador se mantêm fiel a arte que criou o autor, não deixando de lado a magia criada, melhor que usada, ela é compartilhada e usada no dia-a-dia como uma simples conversa..
Quando falamos de Leitura Literária, o aluno dá um soluço de susto. Pois essa leitura é muito formal, não falo pela maneira que o autor a escreve e sim pela maneira como é tratada na escola e principalmente na sala de aula.
Tomemos como exemplo um professor que chega na sala e indica Dom Casmurro aos alunos para trabalharem aspectos literários do livro. Para isso o aluno deverá ler o romance, e fazer anotações sobre o enredo, personagens, tempo, espaço e muitos outros tópicos.
Está pronto.
Não podemos mais trabalhar Machado de Assis com esses alunos.
As exceções são mínimas.
O professor citado acima com certeza traumatizou seus alunos, além de banalizar a obra prima de Machado.
Para que isso não acontecesse a contação de história seria uma boa solução para inserir o aluno na “mente” do Bentinho e não no seu universo. Como a história acontece em primeira pessoa na contação de história o próprio Bentinho teria de contar e não um contador. Está feito o atrativo. Um homem que conta tudo a partir do seu ponto de vista, cria o espaço, o tempo e o ambiente, além de envolver um polêmico, divertido e suspeito caso de adultério.
O narrador passa estar presente, cria vida. Não como uma fofoca e sim, uma conversa entre amigos que a história vai se desenrolando pelas palavras do contador. Os ouvintes terão a chance de ouvir a obra, como uma conversa informal e o atrativo tendo funcionado, o leitor se encarregará de procurar o texto na íntegra para poder se adequar a uma discussão, uma vez que o contador faz um breve resumo do livro e não trata de detalhes do livro, detalhes estes que podem ser peças chaves dos livros.
A contação de história verbal veio para seduzir e encaminhar o novo leitor, não pôr os livros em suas mãos.
O projeto Recontando Histórias em Itapiúna soube muito bem usar essa contação verbal para o auxílio na formação de novos leitores. E não pense que os alunos ficam só nas contações não, os livros realmente saem das prateleiras para as mentes e as rodas de conversas dos alunos.
A escola Franklin Távora está de parabéns pelo projeto Recontando Histórias. Atitudes como estas são de grande valor para o nosso futuro.
Espero que possamos mais uma vez estar-mos juntos nessa jornada que não será fácil, mas nunca impossível de se obter bons resultados.

texto: Cosme Alves

PROFISSÃO: ENFERMAGEM

Se você pretende seguir essa carreira, saiba que vai precisar de muita sensibilidade para cuidar dos outros, pois é esse profissional quem faz a ponte entre o paciente e seus familiares e todos os demais profissionais do hospital. A carreira de enfermeiro exige uma série de sacrifícios. “Tenho folgas a cada quinze dias e estou sempre de sobreaviso, mesmo quando não é meu plantão. Tenho pouco tempo para me divertir e preciso ser criativa para conciliar o trabalho, a família e o lazer. Mas vale a pena porque gosto muito do que faço”, conta a enfermeira Deboroah de Carvalho.
Indispensável em todos os setores de um hospital, da UTI à psiquiatria, passando pela pediatria, maternidade e cardiologia, o enfermeiro se preocupa com a qualidade de vida e a segurança dos pacientes. É sua função coletar dados sobre o estado dos doentes e ajudar a estabelecer o diagnóstico para auxiliar o corpo clínico sobre a conduta a ser seguida. Ele também é responsável pela higiene, alimentação e orientação do paciente, bem como pela administração de remédios e a aplicação de curativos. Pode atuar, ainda, na saúde coletiva, em campanhas de prevenção de doenças e realizando trabalhos educativos na comunidade.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho do profissional de Enfermagem tem passado por mudanças. "Aquela atuação tradicional, em hospitais, está muito difícil. O mercado está saturado pois há muitos cursos no país e a concorrência é grande", diz José Luiz Tatagiba Lamas, coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo. A mudança, no entanto, não significa que a profissão passe por um momento ruim. "O enfermeiro tem de ser criativo e buscar alternativas. Hoje, por exemplo, há profissionais que trabalham em empresas de produtos hospitalares, apresentando as novida- des a outros enfermeiros e dando treinamento. Essa função não existia há poucos anos", explica.
O Curso
As diretrizes estabelecidas pelo MEC em 2002 propuseram que a formação na graduação passasse a ter um caráter mais generalista, voltado para as necessidades de atenção primária, que é o trabalho do enfermeiro em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde. O início do curso é marcado por disciplinas básicas da área das ciências biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Também há matérias de administração e fundamentos de psicologia e de sociologia. Gradativamente, o aluno conhece os procedimentos técnicos e, no segundo ano, começa a atender pacientes e a cuidar de enfermarias. O estágio é obrigatório, sempre supervisionado por enfermeiros e professores. No fim do curso – que dura, em média, quatro anos e meio –, é comum a exigência de um trabalho de conclusão.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

MONITORIA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Atenção alunos e alunas, a partir de segunda-feira, 14 de setembro, estaremos recebendo inscrições dos interessados em participar da monitoria no laboratório de informática e da monitoria nas oficinas de informática. As oficinas serão ministradas por um professor e auxiliadas pelos alunos-monitores.
Preencha sua ficha no Laboratório e fica atenta para a data da seleção!

Prof. Coord. Ruy Gondim

13 LINHAS PARA VIVER

1. Gosto de você não por quem tu és, mas por quem sou quando estou contigo.
2. Nenhuma pessoa merece tuas lágrimas, e quem as mereça não te farás chorar.

3. Só porque alguém não te ama como você quer, não significa que não te ame com todo teu ser.

4. Um verdadeiro amigo é quem pega tua mão e toca teu coração.

5. A
pior forma de sentir saudade de alguém é estar sentado a seu lado e saber que nunca o poderás ter.
6. Nunca deixes de sorrir, nem quando estejas triste porque nunca sabes quem pode se apaixonar por teu sorriso.
7. Podes ser somente uma pessoa para o mundo, mas para alguma pessoa você é o mundo.
8. Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passá-lo contigo.
9. Quem sabe Deus queira que conheças muita gente equivocada antes que conheças a pessoa adequada, para que quando finalmente a conheças, saibas estar agradecido.
10. Não chores porque já terminou, sorria porque aconteceu.

11. Sem
pre haverá gente que te machuca, assim que o que tens a fazer é seguir confiando e ser mais cuidadoso em quem confias duas vezes.
12. Transforme-se em uma pessoa melhor e assegure-se de saber quem és antes de conhecer alguém e esperar que essa pessoa saiba quem és.
13. Não te esforces tanto, as melhores coisas acontecem quando menos as esperas.

Gabriel Garcia Márquez

FT FERAS!!!

Idealizado, coordenado e executado pelo Prof. Vicente, acontece na Escola FT, nas salas de aula do referido professor, PROJETO FT FERAS cujo oobjetivo central é estimular os educandos nas disciplinas de Física e Matemática - lecionadas pelo Prof. Vicente - destacando aqueles que obtiverem melhores notas e dedicação. De posse das notas, o professor Vicente faz um mural com as fotos e os resultados dos alunos-destaque.
"O projeto é estimulante e lúdico. É uma maneira atraente de ensinar matemática e física", pontuou o mestre.

GREMIO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZAM PASSEIO DA EQUIPE VENCEDORA DA 1° GINCANA ECOLÓGICA DA ESCOLA FRANKLIN TÁVORA

Grêmio Estudantil cumpri mais uma de suas promessas, na qual realizamos o passeio para uma linda casa de praia com tudo pago, pelos patrocinadores Secretaria de Educação (Secretário Prof. Elicio), Watila Medeiros, Vereador Lauzim e Pedro Filho, com o apoio da Escola Franklin Távora. Diante mão, todos alunos ficaram muito felizes e gratos por total apoio.
Esse Grêmio é show!!!!!!!!!!!!
Rosinha (presidenta do grêmio)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

FOTOS DO PASSEIO DOS VENCEDORES DA GINCANA ECOLÓGICA EM BEBERIBE-CE












Gremio Estudantil realiza mais um de seus projetos...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O TAMANHO DAS PESSOAS

Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: A amizade, o respeito, o carinho, o zelo e até mesmo o amor.

Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você. É pequena quando desvia do assunto.

Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.

Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.

Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.

Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande..... É a sua sensibilidade sem tamanho...

William Shakespeare

terça-feira, 1 de setembro de 2009

NOVIDADES NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Galera, o negócio é o seguinte!!! Está interessado em fazer parte da monitoria do Laboratório de Informática? Quer participar do curso de preparação para instruturores de informática para alunos? Pois bem, prest'atenção!
Até o fim de setembro, iremos convidar os interessados para participarem de uma prova de seleção para novos monitores e um cadastro de reserva. Em seguida, iremos convidar alunos interessados em ministrar oficinas de informática para alunos que não sabem nada ou quase nada de informática.
Os participantes receberam ao final um certificado informando as atividades desenvolvidas.
Até lá!!!


Prof. Ruy Gondim

COMPETIÇÃO PREMIARÁ MELHOR SITE DE CONTEÚDO EDUCATIVO

Galera, nossa escola irá participar de uma competência onde o objetivo é produzir um site com conteúdo educativo. A iniciativa é da FAFE (Fundação de Apoio à Faculdade de Educação) e conta com a adesão da Secretária de Educação do Ceará. Até três equipes poderam ser formadas: a primeira com alunos com idade entre 9 e 12 anos, a segunda com alunos entre 13 e 15 anos e terceira com alunos com 16 anos ou mais. Cada equipe deve ser ter entre 3 e 6 pessoas. E sabe qual é o prêmio para os ganhadores? Um notebook para cada aluno e outro para o professor coordenador. Muita massa, né? Tem mais: os sites vencedores seram publicados numa plataforma educacional chamada ThinkQuest, que em breve será utilizada por nós no Franklin Távora.

ThinkQuest (www.thinkquest.com): uma plataforma parecida com o Orkut mas voltada exclusivamente para a educação.

Pois é o seguinte, em breve vamos "passear" pelas salas avisando e convidando vocês a participaram do projeto. Depois de criado o site, a inscrição deve ser feita até 30 de novembro de 2009.

Prof. Ruy Gondim