segunda-feira, 31 de agosto de 2009

GINCANA SACODE FT DE CAIO PRADO

O Grêmio estudantil da EEFM Franklin Távora, em Caio Prado, promoveu hoje, 31 de agosto, a I Gincana Estudantil em homenagem aos estudantes – cujo dia é comemorado em 11 do mês. Com o tema Cidadania, os alunos realizaram 05 tarefas, dentre elas, confecção de roupas recicláveis, apresentação de peça teatral, respondendo questões de conhecimentos gerais, paródia e homenagem a cidadãos e/ou cidadãs ilustres da comunidade.
Três equipes – 1º ano, 2º ano e 3º ano do Ensino Médio - disputaram a gincana que foi vencida pelos jovens do 3º ano do EM. O jovem Thiago Freitas (foto abaixo), presidente do GEPAS elogiou a garra dos participantes e o brilho da festa: “Deu muito trabalho, mas valeu a pena! É muito bom ver nossos


colegas batalhando na gincana. A escola está de parabéns! Agradeço à diretoria do Grêmio, os colaboradores e patrocinadores e todas as pessoas que contribuíram para o sucesso de nossa homenagem ao estudante”.
Presente ao evento, o diretor Paulo Angelo ressaltou a importância do protagonismo juvenil como ferramenta pedagógica de formação para a cidadania: “Isso [a gincana] também é uma forma de educar para a cidadania, sem dúvida.” Vejamos algumas imagens da festa:





terça-feira, 25 de agosto de 2009

UFC VISITA FRANKLIN TÁVORA

Estiveram em visita à Escola FT, os professores da UFC - UniversidadeFederal do Ceará - em Quixadá. O Prof. Samir Soares palestrou sobre os cursos na área da informátiica que serão ofertados no vestibular 2010 da Universidade. Dentre outras coisas, falou dos cursos, do mercado de trabalho e das principais exigências profissionais.



A Escola FT também recebeu dois de seus ex-alunos que são estudantes de graduação do curso de Sistema de Informação pela UFC quixadaense: Lucas Ismayly, aluno regular do Ensino Médio em nossa escola e Egberto, estudante do curso pré-vestibular do FT.



O principal objetivo da visita foi esclarecer aos jovens educandos da escola procurando subsidiá-los na busca por uma profissional gratificante e bem remunerada.

Agradecemos aos jovens educadores que vieram nos auxiliar e desejamos perseverança e sucesso aos nossos queridos e queridas estudantes.

O RETORNO DO ALFORRIA


Alunas lendo o Alforria
Ele está de volta depois de muitos anos!!! É isso mesmo. o jornal Alforria, que já foi um dos mais premiados jornais estudantis do maciço, produzido por alunos do FT retornou. Por iniciativa de alguns jovens como o Washington a a Ruth - ambos do 1º ano A, da manhã, o nosso querido jornal está nas paradas novamente.
Durante todo o tempo em que foi produzido, o Alforria só deu orgulho \á família FT, pois além de prêmios, como já dissemos, ele serviu para indicar o rumo profissional de muitos de nossos ex-alunos.
Desejamos agora o mesmo sucesso ao Alforria e perseverança e congratulações aos jovens que o idealizaram.
Novidade no pátio da escola, o jornal foi um sucesso!
O jornal é uma ótima ferramenta pedagógica: estimula a leitura e a escrita

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

SISTEMA DE INFORMAÇÃO


A atividade é complexa e cada vez mais necessária no mundo corporativo. Quem se forma em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria e instala programas para facilitar as consultas, monta e gerencia bancos de dados e desenha a arquitetura de homepages. Além disso, administra o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa. "Sua principal função é entender os problemas de uma companhia e conseguir solucioná-los por meio da aplicação de ferramentas de mercado ou da confecção de sistemas próprios", explica Euler de Almeida Barbosa Junior, consultor sênior da CIS Corporate, consultoria de São Paulo. Formação continuada é essencial para o profissional de sistemas da informação. A cada dia surgem novos recursos e ferramentas e especializar-se é praticamente uma questão de sobrevivência. É preciso ainda dominar, além do inglês, língua universal da informática, o espanhol."Esse profissional não tem horários fixos e participa de reuniões freqüentes. Afinal, é mais importante ouvir o cliente do que falar. Outras recomendações são saber trabalhar em equipe, lidar com prazos apertados e ter disponibilidade para viagens. A remuneração é boa se comparada a outras carreiras", diz.

Mercado de Trabalho

A área continua aquecida. "As empresas estão desesperadas procurando por profissionais nas universidades", diz Hugo Bastos de Paula, coordenador do curso de Sistemas da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Grandes multinacionais como a IBM, Microsoft e Motorola oferecem cursos de certificação para os universitários, preparando-os de acordo com as necessidades do mercado. Além de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, cidades de porte médio, como Curitiba (PR), Campinas (SP) e São José dos Campos (SP), absorvem muitos profissionais. Há chances também no sul de Minas, no interior de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, onde algumas companhias começam a exportar softwares. A maior parte das vagas está em bancos, indústrias, seguradoras e empresas de telefonia e internet. Uma área de atuação promissora é a da educação. Há oportunidades tanto para a docência, com o aumento das faculdades de Sistemas de Informação, como para desenvolver programas para cursos a distância. O setor de segurança na internet não fica atrás. Grandes empresas e bancos buscam esse profissional para atuar no suporte aos usuários, criar e monitorar programas de segurança da informação em seus sites e cuidar dos bancos de dados. As companhias dos setores de telefonia e de internet costumam contratar o bacharel para a prestação de serviços em consultoria.

O curso

A exigência básica para quem vai ingressar no curso é gostar muito de matemática. Cálculos e raciocínio lógico acompanham o aluno durante os quatro anos de curso. Entre as matérias específicas, estão linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial. Estágio e um projeto de conclusão de curso são obrigatórios. Fique atento na hora de inscrever-se para o vestibular. Algumas faculdades se voltam mais para os aspectos administrativos da profissão, outras, para os de computação. Outras instituições, ainda, oferecem licenciatura em Computação e em Informática.Outros nomes: Adm. de Sist. de Inf.; Anál. de Sist.; Anál. de Sist. e Tecnol. da Inf.; Anál. de Sist. e Tecnol. da Inf. (sist. e tecnol. da inf.); Anál. de Sist. e Tecnol. da Inf. (tecnol. da inf.); Comput.; Comput. (sist. de inf.); Inform.; Inform. (anál. de sist.); Inform. (sist. de inf.).

Adaptado do Uol-vestibular

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SHOW ESTUDANTIL!!!

Os educandos do FT mais uma vez deram um show! Desta vez foi na comemoração do 11 de agosto, Dia do Estudante. A data foi lembrada com muitas atividades sociais, culturais e esportivas. No encerramento, o Grêmio Estudantil do FT promoveu uma gincana animada. Parabéns a todos os organizadores da festa e felicitações ao Núcleo Gestor e ao Grêmio da Escola. Veja, agora, flagrantes do evento.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Grêmio Organiza Gincana Cultural

Hoje, 11 de agosto, o Grêmio da Escola Franklin Távora está promovendo uma gincana cultural em comemoração ao dia do estudante. As apresentações das equipes participantes estão marcadas para todo dia, com encerramento noite. Venha e participe.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PREFEITO DE ITAPIÚNA AFASTADO

O prefeito do município de Itapiúna, Felisberto Clementino Ferreira (foto, à direita), que por decisão do Tribunal de Justiça Eleitoral teve seu cargo cassado, afirmou que não deixará a prefeitura.
Felisberto Clementino, em conversa com a produção do Ceará Agora na manhã desta quinta-feira, 6, afirmou que irá recorrer da decisão judicial e que fontes do próprio TRE confirmaram a permanência. "O recurso é para não sair. Estamos cumprindo os prazos. Segundo alguns juristas e consultas extraoficiais ao TRE, não havia motivo para sair. Já entramos com um recurso e talvez voltaremos de hoje para amanhã", disse.
O réu também negou as acusações de gastos ilícitos com camisas distribuídas a eleitores. "O cabo eleitoral toma algumas medidas no sentido de nos ajudar e na realidade traz alguns transtornos", concluiu.

Leia um trecho da sentença do processo número 3147, que determina a destituição dos cargos.

“Os candidatos afastados efetuaram gastos ilícitos com camisetas distribuídas a eleitores e não contabilizaram, igualmente, as receitas e os gastos referentes ao uso de 19 veículos em determinado ato de campanha no dia 24.09.08, com o agravante de que parte desses bens se revestiam de natureza pública porquanto vinculados ao poder público".

Posse do segundo colocado Wauston Cavalcante

No momento da postagem, deverá ter-se passado cerca de 40 minutos da posse do novo prefeito Wauston Cavalcante (PDT) e de seu Vice, Everardo Freitas. A posse estava prevista para as 9:30h, no prédio da Câmara Municipal de Itapiúna.
Em conversa com o vereador Lauzim, ficamos sabendo que esperara-se a impetração de uma liminar por parte do, até agora, ex-prefeito, Felisberto Clementino, revogando temporariamente a setença decisória do juiz Dr. Felipe R. P. Maia. Mesmo assim, segundo o vereador, o PDT continuará com o processo lutando pelo trânsito em julgado da matéria até no máximo dezembro desse ano. No qual, deseja, o Sr Felisberto Clementino seja afastado. em definitivo do mandato por crime eleitoral cometido durante a campanha de 2008.

P.S.: A primeira parte dessa matéria foi retirado do blog Fala Sertão (itapiunanet.blogspot.com)

Prof. Sidclei Gondim

PROVAS BIMESTRAIS

A escola Franklin Távora está realizando, durante toda esta semana, começando especificamente na terça, 04 de agosto, suas avaliações do segundo período (bimestre 2). O calendário está atrasado, devido aos problemas causados pelo inverno nos meses de maio e junho que acabaram forçando a direção escolar a cancelar as aulas e decretar férias nesses meses.
As avaliações encerram hoje. Para próxima semana, estão previstas as recuperações paralelas para os jovens que não alcançarem, no mínimo, a média de aprovação que é a nota 6,0 no FT.

sábado, 1 de agosto de 2009

RECREIO VIVO E ESPORTIVO

Profs: Vânia, Everardo (em pé, de preto) e
Kleibe (sentado, à esquerda) no início de
um dos jogos. Diretor Paulo (último, em pé, à direita)
Os jogos animam os jovens no intervalo
Para sacudir os intervalos das aulas, a Escola Franklin Távora executa o Projeto “recreio Vivo” cujo principal objetivo é propiciar um aproveitamento pedagógico do recreio. Sob a coordenação dos professores Vânia, Everardo e Kleibe, o projeto oferece jogos educativos e, em especial, torneios com modalidades esportivas diversas.
Atualmente, estamos na fase final do Torneio Interclasse de Futsal. Esse torneio envolveu cerca de 30 equipes, nas categorias masculino e feminino, e 220 atletas-estudantes. Os jogos, em torno de 70, foram divididos em três turnos: manhã, tarde e noite, sempre nos intervalos das aulas, durante os meses de junho e julho. As finais estão previstas para a próxima semana.

Os professores da disciplina de Educação Física estão de parabéns pelo belo trabalho realizado. A extensão da Escola Franklin Távora em Caio Prado é também beneficiada com o Projeto do “recreio Vivo” que tem movimentado a garotada com muito esporte e laser!
Olimpíadas Escolares 2009
De 17 a 19 de julho, o FT participou das Olimpíadas Escolares 2009, em Cascavel, no litoral leste do Ceará, nas modalidades de Futsal masculino e feminino. Duas outras modalidades, de xadrez e tênis-de-mesa, acontecerão em Fortaleza, a partir do dia 27 de julho até o dia 01 de agosto. A escola Franklin Távora participará dessas modalidades também nas duas categorias (masculino e feminino). Mais uma vez, são os professores de Educação Física do FT – Everardo, Kleibe e Vânia – quem acompanharão nossos atletas-estudantes.
Mente saudável, corpo saudável
Ontem, Os professores Everardo e Kleibe foram para mais uma etapa das olimpíadas. Desta vez, as modalidades esportivas foram disputadas em Fortaleza. Por problemas de organização do evento, alguns dos atletas itapiunenses não puderam sequer jogar. Apesar dos erros da organização, o evento é louvável pois integra os jovens cearenses e os educa na maneira de trabalhar o corpo e a mente. Nossos agradecimentos a todos os que de algumas forma colaboraram com a participação dos nossos alunos e alunas e parabéns aos educadores do FT pelo trabalho!

Prof. Sidclei Gondim

GRIPE COMUM E INFLUENZA A: COMPARATIVO