quinta-feira, 30 de julho de 2009

POSSE DE GREMISTAS ELEITOS

Da esquerda pra direita: Vanderlânia, Amanda, Prof. Evandro, Rosinha, Prof. Paulo, Frank, Raquel, Marília e Lorena

A democracia e o protagonismo juvenil andam juntos no Franklin Távora. No mês de julho, foram realizadas as eleições para escolha dos novos dirigentes do GEPAS – Grêmio Estudantil – da Escola. Para facilitar os trabalhos dos jovens dirigentes, foi feita uma alteração, em Assembléia, do Estatuto para possibilitar a “divisão” da Diretoria da entidade em duas: uma, para coordenar os trabalhos dos alunos de Itapiúna; e a outra, para organizar os trabalhos da extensão escolar, em Caio Prado, distrito da cidade.

Rosemary Barbosa (Rosinha) foi eleita a presidente do Grêmio da Sede, no último dia 17 de julho, e Thiago Freitas foi escolhido presidente do Grêmio em Caio Prado um dia antes, 16. Ambos são jovens de muitas idéias e garra para trabalhar. Além disso, estão respaldados por uma forte equipe de apoio: Diogo, Erinaldo, Leonardo, Alysson e Fredson ou Fred, no caso de Thiago; Marília, Amanda, Vanderlânia, Lorena, Raquel e Frank, para a Rosinha. Rosinha em seu discurso de posse, foto ao lado
A Diretoria do Grêmio Estudantil de Caio Prado tomou posse, oficialmente, no dia 24 de julho. Prestigiando o evento, compareceu o Diretor-Geral da Escola Prof. Paulo Angelo que falou dos desafios dos novos diretores. O Prof. Arnaldo Araújo, também presente à posse, enfatizou a importância do Grêmio para a instituição. Em sua fala, Thiago Freitas reafirmou os compromissos assumidos durante sua campanha. Thiago em discurso no Caio Prado tendo ao lado o Prof. Vicente.
A presidente Rosinha, por sua vez, foi empossada, ontem, 29, com um cerimonial semelhante. Para não desfavorecer a nenhum dos turnos, a posse foi realizada nos três existentes no FT. Em todos os eventos, o Prof. Paulo Angelo compareceu e deu sua importante colaboração. “É muito bom vê que nossos jovens estão aprendendo cidadania na escola. É fundamental isso.E cabe à Escola propiciar essa liberdade aos educandos”. Afirmou o Diretor Paulo.
Diretores caiopradenses: Alysson, Thiago, Diogo, Erinaldo e Leonardo (sentados); Fredson, em pé, com os Profs. Sidclei Gondim, Paulo Angelo e Arnaldo Araújo
Nossos agradecimentos aos Profs. Vicente, Aparecida, Evandro e Kleibe pelo apoio. E nossos votos de boa sorte aos jovens gremistas.
Prof. Sidclei gondim

Feclesc suspende aulas após confirmação de dois casos da Gripe A em Quixadá

Após a suspeita de mais dois casos de gripe suína entre alunos, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá, decidiu suspender suas aulas.
A decisão foi tomada para evitar a proliferação da doença, por causa da grande concentração de estudantes na faculdade. Na última segunda-feira, dia 27, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou o primeiro caso da Gripe em Quixadá. Desde ontem, quinta-feira (dia 29), já haviam 40 casos confirmados em todo o Ceará.
Mas muita atenção: nem é preciso entrar em pânico nem deve-se agir como se nada estivesse acontecendo. A nova gripe requer os mesmos cuidados da gripe tradicional. A quantidade de pessoas que morrem em decorrência das duas gripes é muito pequena. Porém, em casos graves e com complicações a nova gripe pode levar à morte mais rapidamente. Em caso de suspeita procure um médico e mantenha a calma. E lembre-se em quase 100% dos casos há fácil e rápida.

Postado por: Prof. Ruy Gondim
Fontes: Jornal O Povo (para acessar a matéria clique aqui) e Blog Quixadá é Notícia (para acessar a matéria clique aqui).

PROFISSÃO: PSICÓLOGO(A)


O psicólogo utiliza seus conhecimentos teóricos e práticos com o objetivo de identificar e intervir nas ações das pessoas, em sua história familiar e social, considerando as condições políticas, históricas e culturais envolvidas nesse processo. Para trabalhar nessa área é fundamental ter interesse na expressão dos fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano. A atuação desse profissional vai muito além do trabalho clínico, está centrada no ser humano e em suas mais diversas manifestações, e por isso, sua atividade está presente em vários ramos da sociedade. A atividade clínica de diagnóstico, prevenção e intervenção constitui atualmente a área da psicologia mais conhecida. No entanto, o psicólogo está cada vez mais presente em outros contextos, como nas instituições de ensino, nas empresas e organizações públicas e privadas e nos hospitais. Além dessas áreas, há várias outras em grande ascensão, como, por exemplo: psicologia do trânsito, psicologia do esporte, neuropsicologia, psicomotricidade, entre outras. A psicologia prevê o cuidado com o outro, sendo que isso está além do campo das questões meramente emocionais.

Mercado de Trabalho

Mesmo com o surgimento de novas áreas de atuação, como o atendimento a vítimas de seqüestros e outros tipos de "patologias urbanas", a área clínica continua sendo um desafio para o psicólogo, por causa da concorrência, principalmente nos grandes centros De acordo com pesquisa Ibope realizada em 2004 sobre o perfil do psicólogo brasileiro, 55% dos profissionais relataram atuar na área clínica. Entretanto, outros campos também foram bastante citados, como o educacional, organizacional e da saúde. Agências de publicidade e empresas em geral contratam psicólogos para montar, acompanhar e tabular pesquisas com os consumidores.

Na área social, o juizado de menores e os centros estaduais e municipais de atendimento ao menor infrator, bem como os recém-criados Centros de Referência da Assistência Social (Cras), do governo federal, são opções, mas em geral as vagas são preenchidas por meio de concurso público. Cada vez mais as auto-escolas procuram profissionais para orientar pessoas que têm medo de dirigir.

O curso

Desde 2006 foram extintas as titulações de bacharel e de licenciado. Apenas os estudantes que já estão na universidade poderão optar por elas. A partir de então, os cursos passam a ser oferecidos com a titulação única de formação de psicólogo, com duração de cinco anos. O curso aborda as diversas correntes da psicologia. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia e antropologia, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa e o estágio (obrigatório) em várias áreas. Para exercer a profissão é necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia.
Fonte: uol/educaçao - adaptado

terça-feira, 28 de julho de 2009

AULÃO EMPOLGANTE

Com a parceria da ONG GCLIO e do Centro de Apoio à Criança de Itapiúna (Ceacri), o Curso Pré-vestibular do FT, PREVEST-2009, promoveu no dia 25 de julho, sábado passado, um aulão com a disciplina de História do Ceará. O Prof. Márcio Lobo, especializando em História da Educação, ministrou as aulas que foram muito elogiadas pelos pré-vestibulandos que participaram do momento.

O aulão teve um forte comparecimento

“O Prof. Márcio tem uma dinâmica muito boa. Ele consegue explicar bem sem ser cansativo para o aluno. A presença dos pré-vestibulandos também foi destaque. Estive o tempo todo no aulão e adorei”. Ressaltou a Prof. Mirelle Maria, Coordenadora da Turma do PREVEST e professora de História do Cursinho.

Prof. Márcio Lobo. Aprovadíssimo

“Foi a melhor de todas! Foi uma aula divertida, diferente. A gente nunca tinha estudado essa matéria. Foi a primeira vez. O Professor era engraçado, legal! Exclamou o aluno Alex.

Alunos em trabalho de grupo

Os aulões fazem parte da metodologia do Cursinho e acontecerão pelo menos uma vez a cada mês. A parceria com a GCLIO ainda deverá render outras aulas com outras disciplinas. Agradecemos o colega Prof. Márcio Lobo pela sua disposição em colaborar com o esforço de nossa escola em oferecer oportunidades de crescimento pessoal de nossos jovens e parabenizamos os estudantes que compareceram ao aulão e usufruíram do que foi a eles ofertados.

O aulão contou com a inestimável parceria também do Centro de Apoio à Criança de Itapiúna (Ceacri) que esteve presente com os alunos do Curso Pré-Vestibular que a entidade oferece, cerca de 30 jovens, em convênio com o Instituto Nordeste Cidadania ligado ao BNB.

Alunos do Ceacri, de camisas brancas com o slogan do BNB

Agradecemos a todos os que tornaram possível o sucesso do aulão, em especial, à Toinha e D. Lurdes, que fizeram a alimentação; Carol, uma das organizadoras do evento por parte do Ceacri e à Prof. Mirelle pela importante colaboração e presença.


Prof. Sidclei Gondim

segunda-feira, 27 de julho de 2009

1ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL

Estudantes e professores de história: o Museu Exploratório de Ciências, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está organizando a 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. O objetivo é que as equipes, formadas por estudantes de 8º e 9º ano do ensino undamental e do ensino médio, debatam temas da História do Brasil por meio de leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.
Veja mais detalhes abaixo:

Inscrições: 1º de agosto a 1º de sembro de 2009.
Data de início: 7 de setembro de 2009.
Final da Olimpíada: 14 e 15 de novembro.

Mais detalhes e informações
clique aqui.

Prof. Ms. Ruy Gondim

sábado, 25 de julho de 2009

A GUERRA DO PRÉ-SAL

O blogue da Escola Franklin Távora começará a trazer subsídios para os estudantes que irão prestar os exames de vestibulares esse ano. No vídeo abaixo, trechos de um documentário sobre o Pré-sal, novas reservas de petróleo encontradas pela Petrobrás que ficam nas profundezas das águas marítimas localizadas no sul do Brasil.



A descoberta dessas jazidas desencadeou uma verdadeira guerra de grupos empresariais nacionais e estrangeiros pelo direito de exploração da riqueza. Essa disputa dividiu a política brasileira em dois flancos: de um lado, políticos que defendem a entrega dessa exploração aos grupos empresariais privados, que teriam condições de arcar com as enormes quantias em dinheiro necessárias às pesquisas, bem como, seriam “mais competentes” que as empresas estatais; de outro, líderes, como o presidente Lula, querem mudar a lei para garantir a posse do pré-sal ao Estado brasileiro, garantindo aos interesses privados o direito à exploração conjunta (o Estado concede o direito exploratório ao setor privado que receberá, em troca, parte dos lucros da comercialização). Com o pagamento dos direitos, o Estado tentará resgatar a enorme dívida social na educação e na saúde brasileiras.
O debate está apenas começando. O engajamento da sociedade brasileira é fundamental. A eleição de 2010 apontará o rumo do país nessa questão. Para os vestibulandos, esse é um tema, sem dúvida, importante e passível de “aparecer” nos exames desse ano, nas provas objetivas ou nas redações. Portanto, fiquem atentos, informem-se, leiam sobre o assunto, acompanhem programas de TV, rádio, pesquisem na Internet, etc.

ILUSTRES VISITANTES

A Escola Franklin Távora teve a honra de receber na manhã de ontem, 24 de julho, a visita do casal Sandro e Clara. Ele, na foto, esteve no Núcleo Gestor de nossa escola até o mês de abril desse ano e foi muito importante no processo contínuo de busca da melhoria do ensino que queremos.
Nós que fazemos a Escola FT ficamos muito felizes com a presença do nosso “Sandrão” e sua bela esposa. Aproveitamos para dedicar-lhes muita sorte na vida!!!

AUGUSTO CHAGAS (NOVO PRESIDENTE DA UNE): MÍDIA NA CONTRAMÃO

Augusto Chagas em discurso no 51º Congresso
da UNE - União Nacional dos Estudantes
O Congresso da UNE: cobertura inescrupulosa

O tratamento dispensado por parte da chamada grande mídia às organizações do movimento social no Brasil sempre foi o da desqualificação, criminalização e combate aberto. Com a UNE a situação não é diferente, mas houve, no último período, uma elevação no tom maldoso e até inescrupuloso com o qual esses veículos têm tratado a entidade que representa os estudantes universitários brasileiros.
A UNE acaba de sair do seu 51º Congresso, um dos mais importantes e o mais representativo da sua história. Mais de 2.300 instituições de ensino superior elegeram representantes a este fórum, contabilizando as impressionantes marcas de 92% das instituições envolvidas, mais de 2 milhões de votos nas eleições de base e de 4 milhões e meio de universitários representados.
Nosso Congresso mobilizou estudantes de todo o país, que por cinco dias debateram o futuro do Brasil – a Popularização da Universidade, Reforma Política, Democratização da Mídia, Defesa do Pré-Sal, etc. Se a imprensa brasileira trabalhasse a favor da democracia, esses assuntos seriam manchete em todos os jornais, rádios e canais de televisão e a disposição da juventude em lutar por um país melhor seria divulgada.
No entanto, estes veículos nos dedicaram tratamento bem diferente nestas duas últimas semanas. Cumprindo com fidelidade o ensinamento de Goebbels – uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade – a mídia escandalosamente busca subterfúgios para atacar a UNE, taxando-a de governista, vendida, aparelhada e desvirtuada de seus objetivos. Com isso, tenta impor a todos os seus pontos de vista, sem qualquer mediação ou abertura para apresentar o outro lado da notícia.
Uma destas grosserias tem a ver com o recebimento de patrocínios de empresas públicas por parte da entidade. A UNE nunca recebeu recurso público para aplicá-lo no que bem entendesse. Recebe sim, e isto não se configura em nenhuma irregularidade, apoio para a construção de nossos encontros. Tampouco, estas parcerias comprometeram as posições políticas da entidade. Não nos impediu, por exemplo, de desenvolver uma ampla campanha – com cartazes, debates, passeatas e pronunciamentos – exigindo a demissão de Henrique Meirelles da presidência do Banco Central, que foi indicado por este mesmo governo. Não nos furtamos de apresentar nossas críticas ao MEC por sua conivência ao setor privado da educação, como no caso do boicote que convocamos ao ENADE por dois anos consecutivos.
Mas, onde estavam os jornais, as TVs, rádios e revistas para noticiar essas manifestações? Reunimos, em julho de 2007, mais de 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios para pedir mudanças na política econômica do governo Lula e nenhuma nota foi publicada ou divulgada sobre isso.
Os mesmos jornais que se horrorizam com o fato de termos recebido recursos para reunir 10 mil estudantes de todo o Brasil não parecem incomodados em receberem, eles próprios, um montante considerável de verbas publicitárias do governo federal. Em 2008, as verbas públicas destinadas para as emissoras de televisão foram de R$ 641 milhões, já os jornais receberam quase R$ 135 milhões.
Ora, por qual razão os patrocínios recebidos pela UNE corrompem nossas ideias enquanto todo este recurso em nada arranha a independência destes veículos? A UNE desafia cada um deles: declarem que de hoje em diante não aceitam um centavo em dinheiro público e faremos o mesmo! De nossa parte temos a certeza que seguiremos nossa trajetória!
Com certeza não teremos resposta. Pois não é esta a questão principal. O que os incomoda e o que eles querem ocultar é a discussão sobre o futuro do Brasil e a opinião dos estudantes.
Não querem lembrar que durante a década de 90 os estudantes brasileiros – em jornadas ao lado das Centrais Sindicais, do MST e de outros movimentos sociais - saíram às ruas para denunciar as privatizações, o ataque ao direito dos trabalhadores e a ausência de políticas sociais. Que foram essas manifestações que impediram o governo Fernando Henrique Cardoso de privatizar as universidades públicas através da cobrança de mensalidades.
Não reconhecem que após a eleição do presidente Lula, a UNE manteve e ampliou suas reivindicações. Resultado delas, conquistamos a duplicação das vagas nas universidades públicas, o PROUNI e a inédita rubrica nacional para assistência estudantil, iniciando o enfrentamento ao modelo elitista de universidade predominante no Brasil. Insinuam que a UNE abriu mão de suas bandeiras históricas, mas esquecem que não há bandeira mais importante para a tradição da UNE do que a defesa de uma universidade que esteja a serviço do Brasil e da maioria do nosso povo!
Não se conformam com a democracia, com o fato de termos um governo oriundo dos movimentos sociais e que, por esta trajetória, está aberto a ouvir as reivindicações da sociedade.
A UNE não mudou de postura, o que mudou foi o governo e o Brasil e é isso que os conservadores e a mídia que está a serviço desses setores não admitem. Insistem em dizer que a UNE nasceu para ser ‘do contra’. Rude mentira que em nada nos desviará de nossa missão!
Saibam que estamos preparados para mais editoriais, artigos, comentários e tendenciosas ‘notícias’. Contra suas pretenções de uma sociedade apática, acrítica e sem poder de contestar os rumos que querem impor ao nosso país, eles enfrentarão a iniciativa criativa e mobilizadora dos estudantes na defesa de um novo Brasil. Há de chegar o dia em que teremos uma comunicação mais justa e equilibrada. A UNE e sua nova diretoria estão aqui, firmes e à disposição do verdadeiro debate de rumos para o Brasil!
* Artigo originalmente publicado no site da revista Carta Capital

sexta-feira, 24 de julho de 2009

INFORMÁTICA BÁSICA PARA EDUCADORES

Inserir os estudantes na Era do Computador é uma imposição dos tempos atuais. Por isso, propostas governamentais de inserção tecnológica através da compra de micros, instalação de Internet Banda Larga, laboratórios etc, fazem parte desse esforço. Todavia, essas conquistas trazem outra necessidade: a de formar e preparar os docentes no uso dessas ferramentas educacionais.
A Escola Franklin Távora, sob a coordenação do Prof. Ruy Gondim (foto acima) , está promovendo um Curso de “Treinamento em Informática Básica”. O objetivo é propiciar aos educadores conhecimentos práticos no manuseio do computador, por exemplo, na digitação, na navegação em rede, no sistema operacional Linux etc.

Aula com os professores da àrea de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Na foto ao lado, Prof. João Pereira

“Aprender a “usar” a máquina como subsídio pedagógico, implica saber manuseá-la, por isso, começaremos por esse segundo ponto e, numa 2ª etapa, passaremos a subsidiar os professores a empregar as TIC’s como ferramenta pedagógica. Bom lembrar que os educadores beneficiados são aqueles que têm menos contato com as máquinas”, pontuou o Prof. Ruy.
As aulas são semanais e têm duração de 2h. Os educadores foram selecionados por área: nas terças, os professores de Linguagens; nas quartas, é a vez da área de Humanas e os professores das Ciências da natureza tem suas aulas ministradas às quintas-feiras; os dias das áreas obedecem ao calendário de planejamento semanal dos profissionais.

Professores Maurélio e Egirlânia

Prof. Antônio Carlos

MONITORES MULTIPLICADORES


O mesmo treinamento, em um nível mais avançado, será dado aos alunos monitores do LEI – Laboratório Escolar de Informática. Os monitores aprendem no contraturno de suas aulas: pela manhã (dias 27, 29 e 30/07 e 03/08, às 9h, exceção do dia 29 que será às 8h) para os monitores que estudam tarde e noite; e à tarde, a partir das 14h, dias 23, 28 e 29 de julho, para os que estudam no turno matutino.
O treinamento é obrigatório e terá certificação a ser entregue no final do curso em agosto. “Para os monitores, o intuito é oferecer condições a esses jovens de subsidiar os professores com coisas simples como conectar data-show a CPU’s, por exemplo. Outro objetivo é treinar esses jovens para serem multiplicadores junto aos outros educandos da Escola”. Explicou o Prof. Ruy Gondim, coordenador do LEI.

Prof. Sidclei Gondim

quinta-feira, 23 de julho de 2009

LIMPANDO A ESCOLA

Cartazes pela escola estimulam a limpeza do ambiente


Uma ação pedagógica coordenada pelas professoras da Sala de Multimeios – Elaine, Silvana, Clara e Joecília – está ajudando a promover a limpeza da Escola Franklin Távora. Através da distribuição de cartazes informativos e cestos de lixos, as professoras “chamam” os alunos à conscientização da necessidade de limpar o ambiente escolar.
Essa ação pedagógica faz parte do projeto pedagógico do FT que propõe a ênfase na educação ambiental, tema da onda desse início de século.

Cartazes e informativos são também colocados nas salas de aula para lembrar aos educandos da necessidade de manter também o ambiente de aula visualmente belo.
Nossos parabéns às professoras da Sala de Multimeios pela ação pedagógica tão competentemente conduzida!!!

Cartazes em sala "lembram" da limpeza

quarta-feira, 22 de julho de 2009

AULAS EM JULHO !!!


O mês de julho iniciou-se e para os alunos do distrito e do município, não será o mês tão esperado. O motivo disto é porque todos estarão estudando, (ótimo)! Para recuperar o mês de maio onde nesse período o município foi assolado por fortes chuvas que prejudicaram além da safra de milho e feijão da maioria dos agricultores, nossas estradas ficaram intrafegáveis devido o inverno ter sido acima da média e consequentemente causando transbordamento nos Riachos e Rios, deixando vários alunos ilhados, outros desabrigados e inclusive alojados em vários prédios escolares. Devido tais transtornos, foi de comum acordo dentro da comunidade escolar que o melhor seria a paralisação das aulas e dependendo dos dias que fossem utilizados, as escolas recuperariam no mês de julho (Férias). A princípio todos pensavam que seria por uns 10 a 15 dias, só que as chuvas não deram trégua, passando o mês de maio por completo e alguns dias de junho. Em decorrência disso, estamos recuperando os dias sem aulas, no mês de férias. A alegria momentânea por boa parte dos alunos que durante a paralisação estavam animados por estarem de "férias antecipadas" e em outros municípios não! Ironia do destino, hoje estão estudando e alunos de outros municípios, gozando férias! Causando chateação em alguns alunos que parecem gostarem mais de férias... Evidentemente que todos terão que entender e voltarem ao bom gosto de estudarem, o que futuramente trará como recompensa, educação próspera e a valorização do ser! "O mundo é moldado de acordo com aqueles que estão sempre na busca do conhecimento".


Prof. Arnaldo Araújo Batista, 17/07/09
Coordenador do EF da Escola César Cals - Caio Prado

Fonte: diario online de Caio Prado (http://everardocaioprado.blogspot.com/)

GEPAS: CAIO PRADO ELEGE SEUS DIRETORES

Os estudantes da Escola Franklin Távora, em Caio Prado, elegeram, no último dia 20 de julho, os seus representantes para a Diretoria do GEPAS – Grêmio Estudantil Professor Assis Sousa. Na extensão, somente uma
Chapa, encabeçada pelo aluno Thiago Freitas, concorreu ao pleito.
Após a abertura das urnas constatou-se que votaram 123 alunos; 97 votaram na Chapa 1; houve 05 votos nulos e 21 votos brancos. Também aqui vale agradecer o compromisso das jovens Alana, 1° H; Wellane, 1° G; Nayara, 2° G; Isalene e Jamancy, ambas do 3° D, membras da Comissão Eleitoral que organizou a eleição.
Num clima tranqüilo, a escola FT ofereceu aos estudantes caiopradenses uma lição de participação e democracia, temas transversais importantes para a aprendizagem cidadã.
Aos vencedores da eleição, desejamos muita sorte e compromisso para enfrentar os desafios que se impõe aos que ousam não ficar apenas reclamando, mas, se propõem a “fazer a sua parte”. Parabéns aos jovens de Caio Prado pela lição de cidadania!!!
Prof. Sidclei Gondim

terça-feira, 21 de julho de 2009

SAÚDE VAI AO FT

Desde o primeiro período de aulas do FT, bem antes da paralisação dos meses de maio e metade de junho, que o jovem enfermeiro do distrito de Itans, Júnior, vem dando palestras educacionais sobre diversos temas da saúde para os estudantes do FT. Enfermeiro Júnior, na foto ao lado, fala sobre gravidez precoce
Todos os temas tratados são muito relevantes para a educação para saúde de nossos docentes. Hoje, 21 de julho, o tema debatido foi Gravidez na adolescência, palestra realizada para os alunos do 1° ano D à tarde e para o 3° F do turno da noite. Muitas outras palestras ainda estão programadas abordando assuntos como DST-AIDS, Drogas, Reciclagem e coleta seletiva de lixo e doação de órgãos.

É uma parceria de mão dupla que a Escola FT tem com a comunidade trazendo educação para a saúde. Parceria esta que beneficia a todos os discentes da escola Franklin Távora.

A Escola agradece ao jovem enfermeiro pelo seu compromisso e dedicação com nossos discentes.

Prof. Sidclei Gondim

sábado, 18 de julho de 2009

PRÉCONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO NO FT


Ontem, 17 de julho, aconteceu, na Escola Franklin Távora, a Pré-conferência de Educação na sede de Itapiúna. O evento faz parte das preliminares que definirá idéias e representações para a CONAE, – Conferência Nacional de Educação – a ser realizada em abril de 2010, cujo objetivo principal é construir um sistema nacional articulado de Educação. Durante o primeiro semestre de 2009, estão previstas as Conferências Municipais e Estaduais.
Em Itapiúna, as preparações para a I COMEI – I Conferência Municipal de Educação, começaram desde o diz 30 de junho, quando houve o lançamento do evento na Secretaria de Educação do Município; no dia 09 de julho, a Câmara de Vereadores promoveu uma audiência pública, em seguida, foram realizadas as pré-conferências nas sedes do distrito e na sede municipal.
Construir uma educação de qualidade para todos os jovens; uma educação inclusiva, que garanta acesso, permanência, financiamento, controle social, formação e valorização dos professores e demais profissionais da educação é o desafio para o qual cada brasileiro está sendo convocado a enfrentar.
A I COMEI acontecerá nos dias 28 e 29 de julho, na Secretaria de Educação de Itapiúna.
Prof. Sidclei Gondim

sexta-feira, 17 de julho de 2009

“TUDO É GRÊMIO!”

Estudantes da Escola Franklin Távora deram um show ao conduzirem e votarem na escolha da nova diretoria do Grêmio Estudantil Prof. Assis Sousa – GEPAS. A eleição ocorreu, ontem, 16 de julho, num clima natural de “tensão” por parte de alguns alunos, mas também de muito espírito democrático e consciência política.
A comissão eleitoral – formada pelos alunos: Victor Ferreira e Vânia Mª, 3º E
da noite; Ana Lúcia e Bruna Estefânia, 3º B e 2º E, respectivamente, e pela aluna Eveline, 9º A – deu uma verdadeira amostra de competência e compromisso jovem, conduzindo com muita austeridade os trabalhos eleitorais. A comunidade ‘frankliana’ agradece a esses 05 jovens pela colaboração.

Comissão Eleitoral: competência e compromisso
Os jovens souberam separar a disputa eleitoral dos seus relacionamentos pessoais
Apesar do embate natural de uma eleição, foi comovente e animador observar que os alunos e alunas não se deixaram “envenenar” em seus relacionamentos pessoais; com muita maturidade, fizeram a disputa por suas chapas, mas não extrapolaram isso para suas amizades pessoais. Agindo assim, deram um exemplo a muitos “marmanjos", por aí.
Washington, chapa 1, ao lado, em abraço com Lorena, fiscal da chapa adversária

CHAPA 1 X CHAPA 2

Duas chapas concorreram na eleição: a Chapa 1, cujo candidato era o aluno Washington do 1º A da manhã se propunha dentre outras coisas a promover uma melhoria nas condições de ensino da escola através de uma maior integração democrática entre os segmentos escolares; a Chapa 2, encabeçada pela aluna Rosinha, do 1º I da noite, apontava a necessidade de atenção especial à profissionalização dos estudantes, apoio cultural, esportivo etc.
Ao serem abertas as urnas, a CHAPA 2 sagrou-se vencedora com 353 votos, contra 236 da CHAPA 1. 09 votos foram nulos e 06, brancos num total de 589 votos válidos. O universo de votantes foi de 604 alunos.
Após a confirmação do resultado, a vencedora da eleição, Rosinha, num espírito democrático e conciliador, agradeceu a sua equipe e aos alunos que nela votaram e afirmou: “Agora não existe mais chapa 1 ou chapa 2, TUDO É GRÊMIO!”


Rosinha (de branco, ao fundo) comemora
sua vitória com os filhos e apoiadores diretos


Parabéns a todos os concorrentes e a todo os discentes do FT pela lição de democracia. Agora, desejamos a união daqueles que querem ajudar nossa escola a crescer! Parabéns aos membros da CHAPA 2 e boa sorte no novo desafio.

Prof. Sidclei Gondim, 17/07/2009

terça-feira, 14 de julho de 2009

EDUCADORES DO FT BUSCAM QUALIDADE

Diretor Paulo Angelo dá informes aos educadores
No último sábado, dia 11 de julho, o Núcleo Gestor da Escola Franklin Távora esteve reunido com os educadores para avaliar a volta aulas e outros temas importantes para o andamento dos trabalhos escolares.
Dentre os temas discutidos, a questão da (in)disciplina, coordenada pelo Prof. Ivanildo Costa, foi muito debatida e, como medida efetiva, o Diretor Geral, Prof. Paulo Ângelo, apresentou o “Cartão de Livre Circulação” que consiste na entrega de um cartão ao professor para que este o ceda, quando necessário, ao aluno, no momento de sua aula, para que o jovem possa circular livremente fora da sala de aula, durante um curto período de tempo, determinado pelo professor. Assim, a medida pretende inibir e controlar a saída "descontrolada" dos educandos das salas durante as aulas. A idéia do cartão foi muito elogiada pelos educadores.
Ainda no encontro, foi apresentado pelo coordenador escolar, Prof. Sidclei Gondim, as médias finais das notas do 1º período (meses de fevereiro, março e abril); a partir dos dados, os professores se reuniram, por disciplina, e definiram metas a serem alcançadas nos demais períodos do ano, em cada uma de suas turmas, bem como estratégias e ações a serem executadas para a concretização de tais metas. Ao Núcleo Gestor caberá acompanhar os planos elaborados através da aplicação de provas de desempenho durante cada período, contrastando os resultados dessas provas com as notas e metas dos educadores.
A Coordenadora Claudia Valêsca expôs aos educadores algumas mudanças feitas no calendário escolar e tirou dúvidas destes quando a assuntos de secretaria.
O encontro foi produtivo e divertido sem esquecer de objetivar o foco maior dos professores do FT: a qualidade do ensino oferecido pela instituição.

Participação e qualidade nos debates marcam os encontros do FT
Disciplina em foco

Tirando dúvidas sobre calendário escolar
Definindo metas e elaborando ações pedagógicas
Prof. Sidclei Gondim

No Blog da Escola: agarre essa idéia!

Professores, alunos, funcionários, integrantes da comunidade escolar, convidamos todos vocês a colaborarem com nosso blog. Envie um texto, mensagem, fotos, divulgue projetos, apresente aulas e tudo o mais que possa interessar à educação, para este email: blogescolar@yahoo.com.br.

Organizadores: Prof Ruy Gondim, Prof. Sidclei Gondim e Fabiano Soares (2ºH)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

SÃO JOÃO “BOM DA GOTA”

Eita festa arretada de boa!!! O São João da Escola Franklin Távora foi muito bom, sô! Realizado no dia 04 de julho, o XIV Arraiá do Cumpade Franklin Távora reuniu toda a comunidade escolar que veio prestigiar, mais uma vez, o evento anual. A data, foi atípica por conta dos problemas trazidos pelo forte inverno do ano, mas isso não diminuiu o brilho da festança.
Tivemos barracas com comidas típicas, pescaria, nega maluca, apresentações de quadrilhas, danças folclóricas e, o mais importante, muita gente compareceu à nossa escola. No finalzinho do evento, houve a distribuição de prêmios através de um bingão!Nossos agradecimentos a todos os participantes e, em especial, às professoras da Sala de Multimeios que estiveram à frente da organização do evento, mais uma vez elas demonstraram sua competência na organização da festa. Parabéns!!! Fiquem com alguns flagrantes do arraia, minha gente!

As barracas com comidas típicas mexeram com o paladar dos visitantes.

Danças folclóricas animaram o arraiá.

Prof. Sidclei Gondim

quarta-feira, 8 de julho de 2009


Estudantes Realizam Eleições para o Grêmio



Atenção galera pois em breve teremos eleições para o GEPAS. Você não sabe o que é isso? Não?! Não acredito!!! Mas vamos lá. Grêmio Estudantil Assis Sousa, criado a mais de 15 anos, em 1994. Nem faz tanto tempo assim, mas de lá pra cá, o grêmio tem sido um personagem importantíssimo na história de nossa escola e para o movimento estudantil do Maciço de Baturité. Só pra dar uma forcinha na memória, foi Itapiúna a cidade a sediar o Iº EEMBA (Encontro de Estudantes do Maciço de Baturité), em 1999. A partir da iniciativa de nossa escola, esse encontro tornou-se um espaço valioso de debate entre os estudantes da região. É claro, a história de nosso grêmio e do movimento estudantil no Maciço de Baturité sempre enfrentou muitas dificuldades, muitos desanimaram, nem sempre as coisas conseguiram funcionar como deveriam. Mas a hora é de ação, de seguir em frente e aprender com as más e as boas experiências. A escola pública no Brasil faz tempo não anda “bem das pernas”. Por isso, é necessário um movimento de estudantes atuante, combativo, capaz de organizar eventos culturais e esportivos, e também corajoso para lutar pelos direitos dos estudantes.

Então, olho aberto. A eleição irá acontecer dia 16 de julho, próxima quinta-feira, nos três horários. A votação será assim: a comissão eleitoral irá a cada sala levando a urna e chamará cada aluno pela lista de presença para votar. Então vamos conhecer as duas chapas que disputam essa eleição tem a dizer.
Prof. Ruy Gondim


CHAPA 01

A Chapa 01 vem com propostas inovadoras e que vão fazer do colégio um lugar com a sua cara. Nossa chapa ira dinamizar o colégio e trabalhar diretamente com o aluno e pelo aluno.

As propostas foram feitas baseadas nas necessidades, físicas, culturais, sociais e esportivas, entre outros. Nossa proposta mais inovadora é a da socialização entre alunos e professores, onde estudantes irão debater como melhorar as aulas. Claro que tudo em convênio com o professor. Outra proposta nossa é de ofertar cursos profissionalizantes para todos os alunos. Além destes cursos, iremos desenvolver também cursos de teatro, dança, ortografia, esportes em geral, além de proporcionar intervalos mais dinâmicos com palestras, bandas, etc. Também será realizada gincanas anuais com premiação variadas. Também vamos continuar a lutar pelo bebedouro e uma cisterna com água da chuva. Também iremos atrás de melhores condições para o transporte escolar.

Vamos juntos construir um colégio melhor, dinâmico, com a sua cara.

Quem somos?

Presidente - Washington(manhã)

Coordenadores de Esporte - Iohan(manhã), Anderson(tarde), Emerson(noite)

Coordenadores de Cultura - Thaís(manhã), Mikaelly(manhã-tarde), Endiara(manhã)

Coordenadores de Comunicação - Glívia(manhã), Rute(manhã), Jeielia(manhã)

Coordenadora Social - Odaiza(manhã)

Coordenadores de Realções Acadêmicas - Rayanne(manhã), Maninha(tarde)

Coordenadora Financeiro - Rafaelle(tarde)



CHAPA 02

(Lutando por uma escola de Qualidade)

A chapa 02 tem como base desenvolver a cultura e o esporte para entreter e estimular os anos dessa escola. Tem como princípios criar shows culturais, grupos de teatro, dança; melhorar a comunicação com a criação da rádio escola, jornal, manifestações. Já na área social pretende desenvolver campanhas, dar cara nova a escola, ensinando os alunos a grafitar painéis em vez de pichar. No esporte pretendemos conseguir voluntários para formar times de vôlei, futsal, handbol, olimpíadas, campeonatos, intercolegiais, etc.

Porque escola é vida, e vida é arte!



Quem somos?

Presidente - Rosinha(noite)

Coordenador de Cultura - Jarlson

Coordenadora Financeiro - Vanderlania

Coordenadora de Comunicação - Marilia

Coordenadora de Relações Acadêmicas - Louane

Coordenadora Social - Lorena

Coordenador de Esporte - Charlon