sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tecnologia e educação


O mundo gira em torno da tecnologia, mas o que é tecnologia? A grosso modo podemos definir tecnologia como tudo aquilo que traz conforto, eficiência e eficácia na execução de trabalhos ou mesmo em nossa maneira de viver.
Ao longo da história, observamos que a humanidade sempre buscou conforto, notamos os primeiros avanços tecnológicos já no período paleolítico, quando o homem descobriu e dominou o fogo, outros avanços tecnológicos: a invenção da roda, o cultivo de gêneros alimentícios, a criação da locomotiva à vapor, os primeiros transportes, a invenção do telefone, do relógio, tudo isso trouxe muito conforto para a humanidade, é inegável que a tecnologia revolucionou o mundo dos negócios, das comunicações. É importante frisar que quanto mais sofisticada for a tecnologia de uma sociedade, mais desenvolvida essa sociedade é, isso significar melhor qualidade de vida.
Hoje, vivemos em plena sociedade da informação, o mundo esta interligado, o acesso ao conhecimento é ofertado a todas as classes sociais, a todas as raças e grupos, isso graças a um grande avanço tecnológico, é inquestionável a importância do papel que a tecnologia tem na democratização da educação, despontando como uma das principais ferramentas para essa democratização, o blog. O blog foi criado há dez anos, é considerado uma ferramenta poderosa para educadores por oferecer grande interatividade com o leitor e, diferentemente de outros sites, não requer conhecimentos avançados em html (linguagem usada na edição de sites) de seu criador.
A Escola Franklin Távora avança ao criar o sue blog. Acredito que esse será um espaço onde os alunos poderão ver notícias, visitar a página pessoal dos professores, enviar e-mails, baixar conteúdos educativos, entrar em contato com escolas de outros estados brasileiros, ou até mesmo de outros paises, terá links com lista dos principais vestibulares do país, dicas de estudo, links de sites interessantes, expressar opiniões, resolver questões on line, desafios, etc.
Desejo muito sucesso ao blog http://escola-ft.blogpot.com, que traga o que a tecnologia deve proporcionar, que é conforto.


Robério Carvalho
Educador Social e colaborador deste blog.

terça-feira, 19 de maio de 2009

ANO LETIVO RECOMEÇA EM JUNHO

Fonte da imagem: Internet

A Escola Franklin Távora decidiu antecipar as férias de seus professores, alunos e funcionários até o dia 31 de maio. Até lá, espera-se que as chuvas diminuam no município e que os estragos das estradas sejam resolvidos.
No dia 01 de junho, as aulas devem retornar à normalidade, sendo que, durante o mês de julho, nas três primeiras semanas, as atividades pedagógicas e administrativas da Escola irão funcionar normalmente. O restante das férias será gozado na última semana deste mês.
As escolas municipais também estão utilizando esse mesmo calendário. O calendário do ano letivo voltará “aos eixos” a partir de agosto.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

ENCHENTES PARALISAM AULAS NO FT


Casa invadida pelas águas.
Plantação arrasada pelas águas do Cangati.

Desde a última quinta-feira, 07/05, que as aulas da Escola Franklin Távora encontram-se paralisadas. A decisão foi tomada em virtude das chuvas que vem atingindo todo o município causando riscos de morte para os estudantes que precisam deslocar-se em estradas “carroçais” da região de Itapiúna.

Segundo o Prof. Paulo Ângelo, Diretor Geral do FT, as aulas devem ser retomadas a partir do dia 18/05 quando, espera-se, as chuvas tenham diminuído, as estradas fiquem mais enxutas e os rios baixem suas águas.

“Tomamos essa decisão pensando nos nossos estudantes que para chegar a Escola estavam correndo sérios perigos nas estradas molhadas e perigosas. Além disso, em períodos como esse, o índice de evasão escolar aumenta, pois depois de perder muitas aulas por causa das chuvas, muitos jovens desistem de estudar. Parando momentaneamente, o Franklin Távora, evita essas duas coisas. Os jovens e os pais não precisam ficar apreensivos, todos os dias parados serão recuperados no mês de julho.”, garantiu o Prof. Paulo.

NESTE POST, FOTOS DOS ESTRAGOS DAS CHUVAS EM CAIO PRADO. TODAS AS FOTOS FORAM RETIRADAS DO BLOG DIARIO ON-LINE DE CAIO PRADO, MANTIDO POR EVERARDO BEZERRA.





UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA


Não é novidade para ninguém que o maior símbolo do século XXI é o computador. Apesar de ter sido criado no fim da primeira metade do século anterior, essa máquina moderna confunde-se, no senso comum, com o próprio conceito de Informática. O fato é que o computador se transformou numa espécie de utilitário doméstico-profissional indispensável. Sua utilização está presente em todos os campos, inclusive no campo educacional.
A implantação dos PC’s nas escolas, contudo, longe de ser simples, foi marcada por muita polêmica causada, dentre outras coisas, pelo temor de alguns educadores de serem substituídos pela máquina – medo justificável nos anos 90 do último século.
Polêmicas à parte, o computador invadiu as escolas do país. Se depender da ação governamental, em pouco tempo todas as escolas brasileiras não só terão a suprema máquina como junto a ela virá a Internet em Banda Larga. Diante dessa realidade, cabe às escolas preparar seus profissionais para o uso do computador como importante ferramenta pedagógica.
Nós, da escola Franklin Távora, estamos fazendo nossa parte com a criação desse blogue escolar. Essa ferramenta possibilitará a troca de informações entre professores, discentes, funcionários, núcleo gestor, enfim, entre toda a comunidade escolar. Através do blogue, o professor poderá desenvolver de forma pragmática e contextualizada suas aulas de leitura e produção textual, desenvolver fóruns de debates entre suas turmas, expor temas sociológicos, filosóficos, históricos, promover intercâmbio com outras escolas etc.
Desejamos, com o blogue, estar contribuindo para o desenvolvimento educacional de nossa escola, oferecendo esse recurso pedagógico que une a informática e a Internet em favor da educação.
Prof. Sidclei Gondim